Por: Marcelo Cavalcante
Nos primeiros 10 dias de janeiro o setor de automóveis e comerciais leves vendeu 49.778 unidades, esse volume representa um crescimento de 3,76% ante o mesmo período de 2023, em relação ao mês anterior as vendas recuam 37,93%.
O mês de janeiro tem um início abaixo das expectativas, a queda no ritmo de vendas nos últimos 10 dias de dezembro influenciam o resultado parcial do 1.º decêndio.
O setor segue otimista com o ano de 2025, com projeções de crescimento nas vendas entre 7% a 10%, mas terá grandes desafios, com poucas opções de veículos de entrada a estratégia é crescer nos segmentos intermediários e comerciais leves, seguindo o mantra de investir em veículos com maior valor agregado.
O crescimento da rede em 2023 e 2024 reduz o tamanho da fatia do mercado, concessionários seguem investindo em processos de qualidade para aumentar a fidelização de seus clientes e ferramentas que otimizem seus resultados, quem não acordar vai ficar pelo caminho, o setor de pós vendas e seminovos é fundamental para o desempenho financeiro das marcas. A venda de peças online disparou em 2024 e deve continuar a crescer nos próximos anos.
Como todos os anos alguns modelos saíram de linha em 2024, a Toyota deixa de vender o Yaris HT e Yaris SD, esses dois serão substituídos pelo Yaris Cross, o novo SUV compacto da marca, a expectativa de preço do lançamento é de R$130 mil até R$165 mil, bem acima dos preços atuais das versões hatch e sedan.
Outros modelos que também se despediram em 2024 foram o longevo Renault Logan e Stepway, Citroën C4 Cactus, Nissan/Leaf, GM/Cruze e GM/Cruze Sport6, entre outros.
A participação do varejo nesse início de ano é de 58% e do atacado é de 42%, em novembro e dezembro as locadoras anteciparam muitas compras, como o fazem todos os anos.
A liderança na parcial é da Fiat com vendas de 11.714 unidades, anotando um crescimento de 17,56% ante o ano anterior e uma queda de 30,68% quando comparado com dezembro. Sua carteira está concentrada 61% na modalidade de faturamento direto.
Na segunda posição está a GM com 6.652 vendas, volume 6,77% acima de 2024 e recuando 36,73% quando comparado com dezembro. Sua carteira está concentrada 66% no varejo.
Fecha o trio a vice campeã de 2024, a VW vendeu nesse primeiro decêndio 6.281 unidades, anotando um crescimento de 10% ante o ano anterior e recuando 56% quando comparado com o mês de dezembro. Sua carteira de vendas está concentrada 56%.
Os novos investimentos já anunciados vão movimentar o setor em 2025, novos modelos híbridos serão produzidos em solo nacional, as novas entrantes devem iniciar a produção local, mas pelos números divulgados os volumes de importações vão bater novos recordes.
No ranking de modelos o ano inicia com a liderança da Fiat/Strada, seguida pelo GM/Tracker e fecha o trio o Fiat/Argo.