O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até o dia 16 de agosto 110.230 unidades, anotando um crescimento de 26% ante o ano de 2023 e avançando 4,32% em comparação com o mês de julho.
No acumulado do ano já foram vendidos 1.414.492 veículos, registrando um crescimento de 14,30% ante o ano de 2024.
A média diária está projetando vendas entre 205.000 até 212.000 mil unidades, podemos ter boas surpresas caso a indústria consiga atender a demanda represada de alguns modelos, com direcionamento para o setor de locação.
Mesmo diante de adversidades como a enchente no Rio Grande do Sul e as paralisações pontuais de algumas montadoras, o setor segue com projeções positivas para o fechamento do ano de 2024.
O segmento de novas energias vendeu 7.106 veículos na parcial e 101.732 no acumulado, participação de 7%.
A queda nas vendas de muitas montadoras no mercado chinês diante do crescimento nas vendas das fabricantes locais, coloca mais uma vez o Brasil na rota de novos investimentos.
No ranking de marcas a liderança segue com a FIAT, a montadora vendeu na parcial 24.230 unidades, volume 20% acima do realizado em 2023 e 9,46% acima das vendas em julho.
A VW segue na segunda posição com vendas de 18.269 unidades, suas vendas registram crescimento de 47% ante o mesmo período de 2023 e cresce 6,50% ante o mês de julho.
A GM fecha o trio com vendas de 14.961 unidades, volume 25,51% acima do realizado em 2023 e 25% acima do mês anterior, ainda longe de seus melhores resultados a montadora estuda ampliar seus investimentos no próximo ciclo.
As vendas no varejo estão representando 54% da parcial e o atacado 46%, esse bom volume de vendas do varejo é mais um indicador positivo.
A Renault e a Jeep são as únicas marcas de volume que estão registrando queda nas vendas em relação ao mesmo período mensal de 2023, no acumulado as marcas também registram recuo, no caso da marca francesa a queda é parcialmente justificada pela greve já encerrada de mais de 30 dias em sua unidade em São José dos Pinhais, no caso da Jeep é parcialmente justificada pela transição de produtos e também pela perda de vendas para as novas entrantes. Ambas as montadoras tem plena capacidade de recuperação e superação.
No ranking de modelos a Fiat/Strada é líder com 8.206 unidades, seguida pelo VW/Polo com 6.576 e fecha o trio o GM/Onix.
Outras análises serão divulgadas durante a semana.
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