Tudo aconteceu em 15 de outubro de 1981, na Rodovia Rio Santos, com um Opala preparado pelas mãos da equipe de mecânicos do consagrado piloto de Stock Cars, Fabio Sotto Mayor. Com os recursos da época, o Opala do Recorde, que contava com o motor V6, 3 carburadores e 400 cavalos de potência, chegou a incríveis 303,157 km de velocidade – recorde registrado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo
Mesmo depois de 30 anos, o recorde brasileiro de velocidade continua sendo uma referência não só entre os aficionados por potência de motor e muita velocidade, mas pela comunidade do automobilismo como um todo. “Fabinho, como é conhecido até hoje, e sua equipe, foram destemidos no grande feito”, ressalta Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana. Foram 3 passagens na rodovia Rio-Santos, em trecho de 5km, 2 para acelerar, 1 para fazer tomada de velocidade e os 2 finais para a desaceleração do veículo. O espetáculo teve direito até a capô voando. “Não era a condição perfeita, um veículo sem aerodinâmica, mas foi bem montado. Além disso, Fabio era um piloto incrível, tinha um time de preparadores determinados e atentos à segurança, o resultado foi inimaginável e histórico”, completa Luis Pedro. Nas primeiras passagens o recorde já havia sido batido, mas Fabinho e sua equipe acreditavam que podiam entregar mais: a passagem mais veloz chegou a – acredite – 315 km/h.
A Dana tem se destacado por investir em projetos da recuperação da memória do automobilismo, foi assim também com a restauração do saudoso Copersucar, o Fitti FD, o primeiro fórmula 1 brasileiro, projeto capitaneado por Wilsinho Fittipaldi durante a década de 70 e com história contada em https://dana.com.br/social/nossos-projetos/equipe-fittipaldi-de-f1/a-apresentacao-do-copersucar/
“Deixamos nossa homenagem e reconhecimento aos autores do recorde brasileiro de velocidade e temos consciência que são atitudes audaciosas que nos dão chance de, não apenas registrar grandes feitos, mas inspirar o futuro”, completa Luis Pedro.
Ficha técnica |
Cardan e eixo diferencial Dana |
Anéis e pistão Dana |
Motor v6 |
400 CV |
3 carburadores |
O vídeo do dia do Recorde está registrado em: https://www.youtube.com/watch?v=wqpJM2UCDrI