A Provu, fintech de meio de pagamento e crédito pessoal, realizou um levantamento com as principais motivações pelas quais as pessoas pediram empréstimo no mês de março. Segundo dados apurados, 42,2% dos pedidos foram focados em empreendedorismo, seja para começar ou investir no próprio negócio. Solicitação que segue crescente na fintech, pois, no mesmo período do ano anterior, esse número chegou a 34,8%. Os estados que mais solicitaram empréstimos com esta finalidade foram: Ceará, Pernambuco e Bahia.
“Os pedidos para começar ou investir em um negócio próprio estão cada vez mais crescentes. Por mais que o nosso foco seja empréstimo para pessoa física (PF), entendemos as dificuldades de conseguir crédito quando se está começando. Ficamos felizes de fazer parte dessa nova jornada dos clientes”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.
Além disso, o levantamento mostra que os pedidos nos empréstimos para pagamento de dívidas em geral têm caído nos últimos meses. Em março a média foi de 29,3% e em 2021 foi de 34,7%. Desde que o Brasil avançou nas vacinações e as medidas de segurança ficaram mais flexíveis, os pedidos para educação começaram a subir, chegando a 5,9% do total.