Com o objetivo de valorizar ainda mais a categoria de reparadores de veículos, o Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, e o Sindirepa Brasil são apoiadores do livro “Mecânicos do Brasil”, projeto patrocinado pela Mobil™, idealizado pela Produtora Barro de Chão, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, que acaba de ser lançado.
“A publicação é o reconhecimento da importância da profissão no País, que, hoje, pode contar com o auxílio de entidades e fabricantes do setor que levam cada vez mais informações técnicas com o objetivo de reciclar os profissionais”, afirma Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Brasil, acrescentando que as oficinas, hoje, somam mais de 121 empresas, atendendo cerca de 46 milhões de veículos.
A publicação conta histórias reais de profissionais de todo o Brasil, com participação de mais de 70 mecânicos das cinco regiões do país, além de apresentar documentos históricos sobre a evolução da profissão.
O evento de lançamento, que foi realizado na FIESP, no dia 15 de março, contou com homenagens a profissionais que fizeram e fazem a história do Brasil e participação de personagens do livro e personalidades do setor automotivo.
Também há programação de exposições itinerantes para a exibição dos materiais coletados para o projeto, com fotografias, registros históricos, material audiovisual e textos reflexivos e conceituais, que estarão disponíveis para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os mecânicos e o desenvolvimento da profissão no Brasil.
O Senai do Ipiranga é o primeiro local a receber a exposição que vai de 16 de março até 16 de junho.
Depois a exposição percorrerá as estações do metrô São Paulo Morumbi, Oscar Freire e AACD-Servidor receber a exposição.
Os interessados podem baixar a versão digital do livro, gratuitamente, no link https://mecanicosdobrasil.com.br/. A página também apresenta vídeos e outras informações.