Toyota atinge marca histórica de 20 milhões de veículos eletrificados no mundo

• Registro ocorre após 25 anos desde o início das vendas do primeiro modelo com tecnologia híbrida comercializado em larga escala, o Prius • Com uma ampla gama de versões e carros eletrificados, marca estima que cerca de 160 milhões de toneladas de carbono deixaram de ser emitidos no mundo com o uso destes automóveis até fevereiro de 2022 • Com 63 modelos de veículos eletrificados à venda no mercado global, a Toyota reafirma seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2050, oferecendo a melhor solução para cada mercado • No Brasil, os modelos equipados com a tecnologia híbrida flex seguem na vanguarda, liderando a expansão da oferta destes veículos no País

5 minutos de leitura

Neste mês, a Toyota celebra mais uma importante marca de sua agenda de compromissos em prol da descarbonização da mobilidade, ao atingir a marca de mais de 20 milhões de veículos eletrificados comercializados no mundo desde 1997, quando lançou o Prius, até fevereiro de 2022. Esse resultado reforça o objetivo da companhia de oferecer carros cada vez mais eficientes, com baixa ou zero emissão de CO2, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis.

Com um robusto portfólio composto por 63 modelos eletrificados no mundo, a Toyota ajudou a evitar que, aproximadamente, 160 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no decorrer dessas duas décadas e meia. Além disso, a Toyota Motor Company estima que cerca de 65 bilhões de litros de combustível tenham sido economizados neste período com o uso desses mais de 20 milhões de veículos Toyota eletrificados. 

Esses valores têm como base os estudos da marca que consideram o volume de carros registrados, a distância média de percurso, a taxa de eficiência dos produtos em cada País e o fator de conversão de emissões de carbono.

Entre os modelos mais vendidos até o momento, estão o Prius com aproximadamente 5,77 milhões de unidades, o Corolla e suas diversas versões com cerca de 2,23 milhões e a RAV4 com 1,38 milhão.

Preparada para um mercado eletrificado cada vez mais competitivo, a Toyota conta com uma ampla gama de tecnologias disponíveis ideais para cada mercado. Dentre os 63 modelos eletrificados à venda atualmente, 48 são híbridos, cinco são híbridos plug-in, oito são 100% elétricos e dois são movidos a célula de combustível. Desta forma, a fabricante busca oferecer a melhor solução para cada tipo de País ou região, atendendo as necessidades de infraestrutura e demanda local.

No ranking por países ou regiões, aproximadamente oito milhões de unidades foram adquiridas no Japão, outras cinco milhões na América do Norte, quatro milhões na Europa, e mais de 1,7 milhão na China e demais regiões do globo.

Brasil no plano da eletrificação

A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro. Desde a chegada do Prius, em 2013, já foram comercializados 50.705 veículos eletrificados da marca. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam 56% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea.

Ainda neste ano, a Toyota do Brasil celebra o terceiro aniversário da tecnologia híbrida flex, introduzida de forma inédita no mundo, por meio do lançamento da 12ª geração do Corolla sedã, em setembro de 2019. Desde então, as vendas dos modelos Toyota que oferecem o inédito powertrain chegaram a mais de 35 mil unidades até fevereiro de 2022.

Esse volume de veículos híbridos flex ajudou a evitar que, aproximadamente, 10.800 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no País. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000 km a 14.000 km por ano).

A estratégia comercial para o mercado doméstico segue a crescente demanda por eletrificados na região, além de reforçar um dos compromissos fundamentais da Toyota na busca pela redução de CO2 proveniente de sua frota comercializada aqui, até chegar ao nível zero, em 2050.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

ZF adquire participação na StradVision para expandir seu portfólio de software em percepção automatizada de direção

Próximo

ZF Aftermarket amplia portfólio de componentes para transmissão automatizada I-Shift

Pular para o conteúdo