Concessionária, revenda ou particular? As vantagens e desvantagens de cada tipo de compra na hora de adquirir um veículo usado ou seminovo

Independentemente da forma de compra escolhida na hora de adquirir um veículo, é fundamental se atentar a detalhes extremamente importantes

5 minutos de leitura

Comprar um carro é um dos principais desejos de muitos brasileiros, porém, nem sempre o dinheiro é suficiente para adquirir um veículo novo e volta e meia aparecem boas opções de usados e seminovos. Diante disso, surge o questionamento: onde é melhor comprar o carro? Em uma concessionária, por meio de revenda, ou fazendo negócio com um vendedor particular?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que não existe uma resposta única para a questão. É plenamente possível fazer excelentes negócios em diferentes tipos de compra, assim como também é possível ter uma péssima experiência em cada um dos modelos.

No caso de um negócio fechado diretamente na concessionária, algumas das principais vantagens são a garantia, a flexibilização no pagamento e a diversidade de opções. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a compra de um veículo usado ou seminovo na concessionária prevê que o comprador tenha uma garantia de 90 dias, para todos os componentes do veículo e não apenas para motor e câmbio. Um acordo feito com uma concessionária permite ao comprador ter melhores condições na hora de pagar, seja em descontos ou parcelas, especialmente porque muitas delas têm parcerias com bancos. Além disso, quem busca um carro usado ou seminovo na concessionária se depara com um número bem maior de modelos para escolher, o que facilita ao comprador adquirir o veículo que mais lhe agrada.

Por outro lado, a aquisição de um automóvel via concessionária não permite ao comprador usufruir de certas vantagens como é possível em um negócio feito com um vendedor particular. Entre os principais pontos positivos de comprar individualmente com uma pessoa, estão preços mais acessíveis, descontos no valor pago e negociações mais flexíveis. Enquanto a concessionária realiza a venda com foco em uma margem de lucro que precisa atingir, com um vendedor particular o valor costuma ser mais baixo. Não bastasse isso, o comprador pode negociar descontos na hora de pagar se o vendedor tiver pressa de passar o veículo adiante. É claro que não existem apenas vantagens em adquirir usados e seminovos de um vendedor particular. O comprador deve se atentar à procedência do automóvel, afinal, é muito mais confiável quando a negociação é feita com alguém mais próximo, como um familiar ou amigo. Isso será importante no caso de haver necessidade de resolver problemas que apareçam no carro posteriormente.

As negociações por meio de revenda multimarca podem ser feitas com uma empresa credenciada e segura. Caso opte por obter um automóvel dessa maneira, o comprador tem a vantagem de ter diversas marcas a seu dispor para escolher o possante, assim como acontece no caso de uma concessionária. Além disso, quem procura um carro usado ou seminovo tem na revenda a garantia de qualidade do veículo. Por outro lado, essa forma de compra costuma ter como desvantagem os preços, costumeiramente próximos aos anunciados em concessionárias.

É importante destacar que, independentemente da forma escolhida para comprar um automóvel usado ou seminovo, é fundamental se atentar a pontos como: procedência do veículo, manutenções, vistorias e formas de pagamento. Com tudo isso colocado na balança na hora de comprar o carro, correr riscos na negociação fica mais difícil e o processo de aquisição se torna mais tranquilo. Não existe a forma ideal para adquirir um veículo, mas existem carros mais seguros do que outros para comprar. 

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Monroe lança amortecedores para veículos das marcas Honda, BMW, Fiat e Smart e semipesado VW

Próximo

CAOA Chery tem novo canal de atendimento via Whatsapp

Pular para o conteúdo