Lucas Cafici, CEO da InstaCarro, startup que auxilia na venda de veículos usados ou seminovos, afirma que é cedo para fazer projeções, mas que é possível ver os efeitos no curto prazo “Por exemplo, o aumento do combustível causará uma procura maior por carros econômicos, já o aumento da taxa de juros deixará os financiamentos mais caros e resultará na desaceleração na demanda de carros próprios. Por fim, haverá uma disrupção de cadeias de produção. Na Europa, por exemplo, diversas fábricas serão impactadas, o que pode atrasar a volta de carros zeros no país e gerará uma apreciação do valor de carros novos e seminovos”.
Já Tiago Fernandes, CEO e fundador da AutoForce, startup do tipo martech que atua no setor automotivo, aponta duas tendências como reflexos indiretos da guerra: “Com o aumento no valor do combustível, as pessoas passaram a se interessar por veículos novos e com tecnologias que os tornam mais econômicos, como os carros elétricos e híbridos. Além disso, nota-se, entre lojistas e concessionárias, uma maior procura por motocicletas, veículo que oferece mais economia e praticidade aos motoristas”, explica.
Na vida prática, a dificuldade na compra/venda de veículos faz com que os brasileiros invistam para aumentar a vida útil do carro atual. Tal situação já acontecia na pandemia, é o que mostram dados do GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços do Brasil. Segundo a plataforma, a demanda por serviços automotivos aumentou 150% em 2020 e se manteve no decorrer de 2021. No ano passado, o serviço que mais cresceu foi o de mecânica geral, que teve um aumento de 32% no número de pedidos.
“Em períodos de incerteza, é comum que os consumidores adiem o objetivo de adquirir itens novos e prefiram investir no conserto de aparelhos que já possuem; com os automóveis não seria diferente”, analisa Lucas Arruda, diretor de estratégias do GetNinjas. “Além da preferência pelo reparo, a clientela também está mais criteriosa, pesquisando mais antes de fechar um negócio e usam a plataforma como um recurso para ampliar as buscas por serviços com bons custos-benefícios”, comenta.