Há vários sistemas pneumáticos, turbo compressores, que usam transdutores ou válvulas pneumáticas, quando há pulso positivo ou negativo. Como a válvula pneumática do turbo da BMW, que utiliza pulso PWM, para acionamento gradual, e apresenta três vias, que modula o vácuo, e, não tem só a função de abrir e fechar. Tem três conexões e uma vai até o filtro de ar para o ar de referência, que dá o equilíbrio para ela poder modular, é filtrado e, algumas, têm o filtro próprio na própria peça. Isto evita que mangueira vá até o filtro de ar. Veículos como a Amarok, há várias válvulas pneumáticas uma ao lado da outra. São componentes bem presentes e, por isso, é fundamental entender como funcionam.
A recomendação é ter atenção ao observar uma mangueira ou tubo solto da peça e não tampar para não matar a função de modular.
Há também válvulas de duas vias, onde há um positivo e um negativo, que abre e fecha.
É um componente, geralmente, de altíssima durabilidade se original e de marcas tradicionais do mercado, fornecedoras de montadoras, como a Pierburg. No entanto, há peças no mercado que podem travar abertas. Neste caso, o fluxo constante de vácuo que mantem aberta é por falha na válvula pneumática.
A Pierburg é fornecedora das principais montadoras do mundo de válvulas elétricas, incluindo os transdutores pneumáticos. Para conferir, esta e outras dicas de manutenção do Dr. Carro, basta acessar o portal da Motorservice (https://www.youtube.com/watch?v=guqOYY6i7So).