A Eneos Corporation e a Toyota Motor Corporation assinaram um acordo para explorar a produção e o uso de hidrogênio verde (produzido sem emissões de CO2) em Woven City, a cidade protótipo do futuro que a Toyota começou a construir no Japão. Junto com a subsidiária da Toyota, a Woven Planet Holdings, Inc., as empresas estão acelerando toda a gestão logística e técnica do projeto.
Conforme descrito no acordo básico, assinado em 2021, a Eneos e a Toyota decidiram iniciar a construção e operação de um posto de abastecimento de hidrogênio nas proximidades de Woven City, para produzir e fornecer hidrogênio livre de CO2 para veículos elétricos movidos a célula de combustível, ou fuel cell electric vehicles (FCEVs). Juntas, vão estudar e projetar um sistema eficiente de fornecimento e gestão da procura de hidrogênio verde. O posto de abastecimento de hidrogênio Eneos está programado para começar a operar antes da abertura da Woven City, em 2024-2025.
Itens considerados no acordo básico (*1)
1) A Eneos vai estabelecer e operar um posto de abastecimento de hidrogênio nas proximidades da Woven City.
2) A Eneos produz hidrogênio verde, isto é, hidrogênio produzido com energia renovável, num posto com eletrolisadores, para fornecimento a Woven City, de forma a ser usado num gerador a pilha de combustível a hidrogênio que será instalado na Woven City pela Toyota.
3) Promover o uso da mobilidade elétrica, movida por célula de combustível a hidrogênio para a logística nas proximidades de Woven City. Validação de uma unidade-base (*2) de produção de hidrogênio para a mobilidade e logística, construindo um sistema de gestão de oferta e procura.
4) Realização de avançados estudos conjuntos sobre o fornecimento de hidrogênio no centro de demonstração a ser estabelecido em Woven City.
Itens que foram decididos no acordo recente de desenvolvimento conjunto
Item 1) | Construção de um posto de abastecimento de hidrogênio adjacente a Woven City. |
Item 2) | Instalar eletrolisadores no posto de abastecimento de hidrogênio, que vai produzir hidrogênio verde (livre de CO2) ao utilizar energia renovável. Fornecimento de hidrogênio verde para veículos de passageiros e veículos comerciais FCEVs (como o Toyota Mirai), mas também para a Woven City, por meio de um gasoduto. Instalar um gerador fixo a pilha de combustível no posto de abastecimento de hidrogênio, em caso de uma falha no fornecimento de energia elétrica. (*3) |
Item 3) | Considerar a ligação do Sistema Comunitário de Gestão de Energia (CEMS) da Woven City com o sistema de gestão de energia (SEM) a hidrogênio da Eneos, para otimizar a produção de hidrogênio. |
O posto de abastecimento de hidrogênio da Eneos vai “produzir” o hidrogênio para ir ao encontro das necessidades energéticas dos usuários de FCEVs, dentro e na área da Woven City. Essa colaboração acelera a realização de uma sociedade verdadeiramente neutra em carbono. A Toyota acredita que vai facilitar e normalizar o uso de energia limpa, em primeiro lugar, em Woven City e, por fim, no mundo.
Concepção artística do posto de hidrogênio que será construído próximo a Woven City.
A Woven City é o projeto da Toyota com o objetivo de criar felicidade por meio da mobilidade de pessoas, bens e informações. É focado em três pilares: Cidade Centrada no Ser Humano, que torna as pessoas mais felizes no dia a dia, considerando as necessidades de diferentes tipos de pessoas antes e durante o desenvolvimento da tecnologia; Living Laboratory, a primeira pista de testes para mobilidade, onde pesquisadores, engenheiros e cientistas demonstram ideias inovadoras e tecnologias futuras, tanto virtualmente quanto no mundo real; e a Cidade em Constante Evolução, enraizada na abordagem kaizen (melhoria contínua) da Toyota, focada em ideias novas, que proporcionam melhor mobilidade de informações, bens e pessoas.
*1 Anunciado em maio de 2021: “Toyota e Eneos unem-se para tornar Woven City a referência em sociedade baseada em hidrogênio”.
*2 O hidrogênio pode ser fornecido aos FCEVs mesmo durante momentos de falha de energia, usando hidrogênio armazenado para operar um sistema de abastecimento com um gerador estacionário a pilha de combustível. Permite que a função de alimentação externa dos FCEVs seja utilizada para fornecer apoio energético, quando a eletricidade for necessária.
*3 A unidade-base é um padrão de medição necessário para garantir um resultado que seja valorizado e prático para os utilizadores e comercialmente viável.