A Webmotors, um dos principais portais de negócios e soluções para o segmento automotivo, publicou resultados de uma pesquisa referente aos jovens brasileiros.
Com a participação de mais de 1.200 consumidores, entre 18 e 25 anos, o estudo mostra o pensamento de quem já tem um automóvel e deseja trocá-lo por um modelo mais novo neste ano. Além de trazer informações a respeito daqueles que pretendem adquirir seu primeiro carro.
De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de trocar ou comprar um veículo em 2022.
“Os modelos usados estão na mira de 90% de todos os respondentes. Dentro da faixa etária pesquisada, os itens que mais contam na hora de finalizar o negócio são preço acessível, conforto e economia de combustível”, diz Cris Rother, CMO da Webmotors.
Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados já possuem um carro. Dentro dessa porcentagem, 68% já se preparam para realizar o negócio, 34% pouparam o dinheiro em banco, 23% preferiram quitar débitos antigos e 11% investiram em um consórcio.
Com relação a quem não possui um carro (60%), 38% já guardaram o valor do automóvel em uma poupança, 20% tiveram a preocupação de quitar débitos anteriores. Já o investimento em consórcios também é pequeno, com apenas 6%.
“Como esse é um perfil de consumidor que naturalmente têm menos dinheiro para investir, mas precisa de um carro para dar um upgrade no conforto e locomoção, itens como valor do seguro, sustentabilidade e alta tecnologia não são atributos considerados essenciais”, comenta Cris Rother.
A Webmotors possui mais de 300 mil veículos usados anunciados dentro da plataforma, com condições e taxas de financiamento exclusivas oferecidas aos usuários pelo Santander.