Entregadores de moto e caminhoneiros falando a mesma linguagem da segurança

CCR e Supernormal lançam websérie para mostrar a importância da convivência pacífica entre os dois grupos de condutores

3 minutos de leitura

O Grupo CCR acaba de lançar a websérie Entregadores: moto e caminhão, uma jornada educativa e de conscientização sobre segurança no trânsito, para mostrar que a empatia é necessária e que a convivência entre motoristas de caminhão e entregadores é possível. A campanha é da Supernormal e está sendo apresentada pelo jornalista e comunicador, Marcelo Tas. Os episódios — seis ao todo — são publicados semanalmente nos canais das redes sociais do Grupo CCR e do próprio Tas. O primeiro e o segundo vídeos já estão disponíveis e podem ser assistidos na plataforma oficial do Youtube do Grupo CCR.

As estatísticas sobre acidentes nas estradas com motociclistas são preocupantes: eles equivalem a 10% do total de veículos que trafegam pelas rodovias paulistas administradas pelo Grupo CCR, mas estão envolvidos em 30% dos acidentes com vítimas fatais. E o quadro ficou mais complicado na pandemia, como afirma o presidente da CCR InfraSP, Fabio Russo. “Houve um aumento significativo no número de entregadores em motocicletas nas estradas que, até então, atuavam basicamente nas cidades. E eles passaram a dividir espaço com veículos de carga e ônibus, mais pesados e mais lentos, cujos motoristas têm mais dificuldade em notar a presença ou proximidade dos motociclistas por conta de pontos cegos”. Em recente pesquisa realizada pela CCR InfraSP, com 380 motociclistas, 85% deles responderam que utilizam a moto como instrumento de trabalho.

Sobre os episódios

Com seis episódios, a websérie traz personagens reais, profissionais que realizam serviço de entregas pelas cidades e estradas, e será veiculada nos meses de abril e maio. Os vídeos dão dicas técnicas de segurança e direção preventiva com orientação de especialistas. Um motociclista e um caminhoneiro são apresentados à realidade um do outro, participando de testes e situações que objetivam promover conscientização e empatia no trânsito. Uma das situações, por exemplo, é denominada “ponto cego”, limitação no campo visual do que é captado pelos retrovisores do caminhão. Além dessa, há outra para demonstrar os riscos decorrentes do deslocamento de ar que os motociclistas enfrentam ao serem ultrapassados por veículos pesados. A websérie também mostra a experiência de um motociclista e de um caminhoneiro que ficaram famosos postando suas experiências cotidianas em redes sociais. A transmissão dos conteúdos também será feita pelos aplicativos de serviços de entrega, o que deverá ampliar ainda mais o alcance da campanha de conscientização.

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