O setor de automóveis e comercias leves vendeu até o dia 22 de abril 91.255 veículos, este número representa uma queda de 22.50% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A média diária de vendas no período é de 6.518 unidades, os dados atuais projetam vendas entre 129 mil até 135 mil veículos, caso a projeção se confirme, o volume ficará abaixo do realizado em 2007 (excluído abril 2020).
As vendas acumuladas até o dia vinte e dois são de 465.788 veículos, com base em nossas projeções deveremos encerrar o quadrimestre com uma queda entre 22% até 23,7% ante 2021, na comparação com o período pré pandemia a queda projetada fica entre 35,5% até 37%, são volumes abaixo dos realizados em 2006 quando foram vendidos 520.071 unidades.
A escassez de semicondutores continua limitando a capacidade das montadoras em acelerar a produção, em teoria o segundo semestre terá uma oferta maior dos componentes eletrônicos, mas a situação só deve ser normalizada em 2023.
No Brasil não é diferente, continuamos com dificuldades em aumentar a produção, várias montadoras foram obrigadas a paralisar parcialmente suas atividades em 2022, a última vítima é a VW, que anunciou uma paralisação de sua unidade em São Bernardo dos Campos, a suspensão da produção foi de 7 dias e já foi retomada.
A demanda do setor continua superior à oferta, mas essa relação aparentemente positiva é um reflexo das vendas represadas do varejo e principalmente do atacado, não sendo um indicativo de aumento da intensão de compras ou crescimento do mercado.
Conforme veremos no gráfico de modalidades de vendas (varejo x atacado), muitas marcas estão com forte concentração de seus volumes no atacado, principalmente no setor de locadoras, este segmento teve seu melhor desempenho em 2021 e deve comprar mais de 500 mil veículos em 2022.
Mesmo diante de um cenário adverso pelas dificuldades em acelerar a produção, algumas montadoras estão ampliando sua participação e devem fechar o quadrimestre com uma maior fatia do mercado.
RANKING DE MARCAS PARCIAL ABRIL BASE 22.04.2022
A liderança isolada é da Fiat, a marca tem conseguido um desempenho muito acima da média dos seus principais concorrentes, mesmo assim deve fechar o quadrimestre com números inferiores aos realizados em 2021, lembrando no quadrimestre do ano anterior a Fiat anotou um crescimento de 66%. Suas vendas acumuladas anotam uma queda de 21% em comparação com o ante 2021 e sua participação de mercado cresce na parcial 4,35%.
A GM permanece na segunda posição, mas distante da liderança, suas vendas acumuladas na parcial anotam uma queda de 28,63%, destacando que no quadrimestre de 2021 a marca anotou uma queda de 8,63%.
A Toyota fecha o trio da parcial, a marca tem um segundo bimestre surpreendente, suas vendas acumuladas registram um crescimento na parcial de 21,97% e sua participação de mercado cresce 61% ante o mesmo período de 2021.
No segmento Premium a BMW segue isolada na liderança, na segunda posição temos a Volvo e fechando o trio a Mercedes Benz (estamos excluindo da MB às vendas da linha Sprinter).
Outras análises serão feitas no fechamento.
ANÁLISE POR MODALIDADE DE VENDAS – VAREJO E ATACADO.
A modalidade varejo vendeu até o dia 22 de abril 55.049 unidades o que representa uma participação de 60,32%, no recorde de vendas do setor no ano de 2012 quando foram vendidos 3.634.796 veículos o varejo tinha uma participação de 74,94% e o atacado apenas 25,06%.
A liderança na parcial do mês no varejo é da Fiat com 10.207 veículos, seguido de perto pela GM com 9.180 unidades e fechando o trio a Toyota com 8.650 veículos.
O atacado (vendas diretas) vendeu em abril (base dia 22) 36.206 unidades, o que representa uma participação de 39,68%, as vendas diretas tem espaço para aumentar sua participação em 2022, as locadoras permanecem sendo o principal cliente dessa modalidade.
A liderança no atacado na parcial do mês é da Fiat com 34,91% (12.638) de participação, a segunda posição é da GM com um participação de 14,47% e a fecha o trio a Jeep 13,89%.
Outras análises e gráficos adicionais serão feitos no fechamento.
RANKING DE MODELOS DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES
A Fiat/Strada mantém a liderança na parcial do mês e nas vendas acumuladas, seu volume em abril anota um crescimento de 1,28% em comparação com o mês de março.
O Hyundai/HB20 permanece com a segunda posição no geral, mas lidera o sub segmento de automóveis, em 2022 a coreana mudou sua estratégia e passou a aumentar sua participação nas vendas no atacado, leia-se locadoras, dos 5.178 veículos vendidos na parcial 43,33% (2.244) foram para o atacado.
A terceira posição na parcial do mês é do Fiat/Mobi com 3.898 unidades vendidas, no acumulado o modelo está na 5.ª posição.
Destaque na parcial para a 5.ª posição do Fiat/Pulse, é a primeira vez desde o seu lançamento que ele lidera o sub segmento de SUV’s.
RANKING DE MODELOS DE NOVAS ENERGIAS (ELÉTRICOS E HÍBRIDOS).
Os veículos elétricos venderam até o dia vinte e dois 304 unidades, o modelo elétrico mais vendido é o Volvo C40, a segunda posição é do Volvo XC40 e a terceira é do JAC JS1.
Os veículos híbridos venderam até a última sexta-feira 1.915 unidades, a liderança é do Toyota/Corolla Cross, seguido pelo sedan Corolla e fechando o trio mais um Volvo, o XC90.