Os amortecedores Cofap possuem praticamente 100% de cobertura de uma das mais populares linhas de caminhões do Brasil, os Volkswagen Delivery. A participação desse modelo é significativa no segmento de caminhões da montadora, correspondendo a 30% da frota da marca. Com 24 códigos ativos para o VW Delivery, os amortecedores Cofap são reconhecidos no mercado por sua qualidade e desempenho. Ao todo, são mais de 450 códigos de aplicações disponíveis para linha pesada, incluindo VUCs, que cobrem 97% da frota circulante no País.
Comprometida em disponibilizar ao mercado de reposição nacionala maior gama de produtos do mercado, a Cofap está sempre investindo no lançamento de novos códigos, seja no mercado de pesados, automóveis de passeio ou de duas rodas. Dessa forma, entrega ao consumidor da reparação produtos com a mesma característica das peças originais, garantindo conforto e segurança para os veículos em circulação nas ruas, avenidas e estradas brasileiras.
Importância da revisão
Para manter e/ou elevar o nível de atendimento e garantir que os VUCs circulem com segurança e não sofram contratempos que limitem suas atividades, é muito importante que passem por revisões preventivas e periódicas. A manutenção preventiva também reduz riscos de acidentes e melhora o desempenho, além de evitar despesas maiores no futuro, já que uma peça desgastada pode comprometer o funcionamento de outros componentes da suspensão. Manter o veículo em boas condições também proporciona economia de combustível.
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o mais importante item do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre os problemas causados pelos desgastes podem ser percebidos pelo motorista. No caso dos veículos pesados como caminhões e ônibus, em que a rodagem é ainda mais acentuada, a checagem dos amortecedores precisa ser priorizada.
Isso porque os componentes internos do amortecedor podem apresentar problemas como desgaste do tubo de pressão, do pistão e fadiga das molas e das válvulas. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual, mas durante a revisão podem ser detectadas por profissionais qualificados.
A Cofap também alerta para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem, e é fundamental optar por componentes de qualidade.
Caso seja necessária a substituição dos amortecedores, é fundamental optar por produtos de procedência como os da Cofap. Os amortecedores da marca possuem certificação Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garante a qualidade e a confiabilidade das peças. Produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística brasileira, a marca fornece componentes para a maioria das montadoras para veículos leves, comerciais leves e pesados.