O EPB é notável em sua capacidade de oferecer benefícios como maior economia de combustível devido à redução de peso no sistema de freios. É um excelente exemplo da eletrificação de sistemas mecânicos, permitindo a integração e funções avançadas quando combinado com outros sistemas de veículos, além de ter sido o primeiro passo importante para a eletrificação dos sistemas de frenagem. A tecnologia também ajuda a aumentar a segurança do motorista, permitindo paradas de emergência antibloqueio de duas rodas com total e conveniência e conforto ao motorista, pois o sistema é ativado pelo toque de um botão.
Além de fornecer a funcionalidade do freio de estacionamento, o EPB é uma parte totalmente integrada do sistema de freio com recursos como atuação dinâmica, detecção de desgaste das pastilhas de freio e oferece degradação reduzida associada a sistemas mecânicos.
Manfred Meyer, vice-presidente sênior de Segurança Ativa da ZF, comentou: “O EPB é uma grande história de sucesso e hoje reconhecemos os engenheiros, projetistas e funcionários que produzem essa tecnologia em todo o mundo, incluindo Europa, Américas e Ásia. O EPB é um testemunho da busca incansável pela inovação. A ZF já era líder global no mercado de freios de fundação no início dos anos 2000, mas procurou transformar uma função de freio de serviço puramente mecânico em muito mais. Hoje, a tecnologia é apresentada em muitos dos veículos mais populares do mundo, desde carros de passeio até picapes e veículos utilitários esportivos”.
A ZF oferece uma variedade de soluções de freio de estacionamento, incluindo o freio de estacionamento integrado até sistemas EPB completos, incluindo EPB padrão, EPBi, que elimina a necessidade de uma Unidade de Controle Eletrônico – ECU separada, pois está integrada ao sistema de controle eletrônico de estabilidade e EPB para eixos dianteiros, que é mais adequado para segmentos de veículos menores.
“À medida que avançamos para níveis cada vez mais altos de segurança avançada, direção automatizada e eletrificação de veículos, os sistemas de frenagem desempenharão um papel fundamental para ajudar a cumprir os regulamentos, habilitar novas funções e fornecer recuperação regenerativa de energia de frenagem. Isso requer níveis mais altos de integração com outros sistemas de bordo e maior grau de controle do veículo. Sistemas como o freio de estacionamento elétrico e os sistemas de controle de freio integrado da ZF terão maior aplicabilidade do que nunca”, concluiu Meyer.