Tecnologia faz com que lojas de veículos não percam dinheiro nos processos de avaliações

Processo de avaliação de plataforma evita que lojistas se deem mal ao receber veículos danificados em seu estoque

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No ano passado, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o total de carros usados comercializados no País ultrapassou 15 milhões, 17,8% superior ao apurado em 2020. Diante da crescente movimentação por carros com preços mais em conta, só a experiência não basta aos profissionais das revendas de carros para não fechar maus negócios, especialmente quando os veículos são usados e com danos evidentes. A tecnologia pode ajudar na detecção dos pontos frágeis, das peças que precisam de reparos e daquelas que necessitam de total substituição.

Um exemplo vem do Autoconf, autotech paranaense que trabalha com a avaliação 360° e que pode gerar até mais de 50% de lucro entre serviços previstos e realizados aos lojistas que usam o sistema de maneira assertiva. Como assim? O site da empresa traz um exemplo de uma realidade comum no cotidiano das revendas e a possibilidade desse percentual. “Fez a avaliação de um veículo e achou que ia gastar R$ 1 mil reais. No fim das contas gastou R$ 2, 3 e até 4 mil. Com a avaliação 360° tenha mais de 50% de lucro entre serviços previstos e realizados”, explica o breve roteiro.

A avaliação é ativa, dentro do sistema do Autoconf. “Significa que o avaliador vai fazer o passo a passo que o sistema pede. Então, o sistema vai pedir fotos da frente do veículo. O próprio sistema do veículo vai te dar uma relação de todos os itens da frente do veículo que precisam ser avalizados e, assim, nenhum [item] passa despercebido, evitando prejuízos para a loja. Tudo o que é preciso ser feito já é acordado com o proprietário do veículo, que terá esse desconto no valor do carro ou, em um caso de consignação, ele está ciente de que terá que fazer esse reparo no veículo”, explica Rachelle Mariot, gerente Comercial na autotech. O processo de avaliação 360° funciona bem, sem dar brechas para nenhum detalhe passar, garantindo precificação exata e negociação com rapidez. “Um lojista que não usa o Autoconf pode prever que vai gastar muito mais e isso dá um resultado muito mais interessante na nossa performance de serviços. Estima-se que ele pode deixar de perder até 50% por mês ou mais, entre serviços previstos e realizados, como mostra a apresentação no nosso site”, comenta Ramon Lemes, gestor de Marketing, reforçando o formato da avaliação 360°.

Quando o veículo entra no estoque da loja, os custos são apenas de movimentação, sem nenhum impacto para a revenda. Vale lembrar que os valores sugeridos pelo Autoconf são bem similares aos de mercado; portanto, é como se o cliente estivesse buscando orçamentos entre os profissionais de funilaria, mecânica e pintura, por exemplo, para o conserto dos danos do carro.

O sistema disponibiliza também um Relatório da Performance de Serviços, que fornece dados para comparar o valor previsto da avaliação e o valor de gasto da preparação do carro. Assim, dá para saber exatamente se houve gasto ou lucro na avaliação. O Relatório também permite mensurar essa dinâmica por períodos: basta escolher os meses e o ano e fazer uma sondagem completa do desempenho da loja.

Comprar um carro hoje em dia nem sempre é uma tarefa fácil ou uma experiência satisfatória. Dessa forma, a tecnologia disponível pelo Autoconf também garante benefícios ao próximo proprietário do carro, que terá a segurança de que os consertos foram feitos e a informação das reais condições do veículo, acessando um estoque com garantia e transparência.

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