A Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, anuncia a sua nova liderança no Brasil. Após uma passagem de 17 anos pela Pirelli, o argentino Mariano Perez responde agora como general manager do braço brasileiro da companhia. A marca, que completa 30 anos de operação no Brasil em 2022, projeta triplicar os seus resultados nos próximos três anos.
Formado em Marketing pela Universidad del Salvador (USAL), em Buenos Aires (ARG), e com especialização em Gestão e Execução de Projetos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o executivo acumula experiência de 20 anos na indústria automobilística.
Perez pretende dar continuidade à estratégia da Motul, que envolve diversificar o portfólio de produtos, ampliar a aproximação com o consumidor e elevar a produção nacional para 50% em 2022. O grande desafio do novo general manager é consolidar a operação brasileira com o objetivo de prepará-la para um forte crescimento em seus principais segmentos de atuação.
Em 2021, a Motul lançou a sua primeira produção local com o lubrificante 3000+ para motos de baixa cilindrada e iniciou a diversificação de portfólio com o lançamento da linha de aditivos, além de ter inaugurado o primeiro espaço conceito no Brasil em uma loja de motocicletas premium para alcançar, no varejo, o posicionamento de impacto que a marca já tem nas competições.
Desde 2004 trabalhando na Pirelli e com mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro, Perez desempenhou diversas funções nas áreas de Marketing e Vendas. Recentemente, o executivo ocupou os cargos de diretor da BU Moto e diretor de Marketing para América Latina, liderando a implementação do GoToMarket no Brasil e projetos estratégicos de transformação digital.
Aos 40 anos, Perez assume a posição de general manager da Motul no Brasil para seguir a estratégia traçada em 2019 pelo francês Guillaume Pailleret, atual Chief Business Officer (CBO) da operação global e membro do Comex do grupo.
“A Motul tem demonstrado ser uma multinacional que aposta e investe no Brasil e está em contínua transformação para encarar os desafios da indústria, em especial na transição energética, desenvolvendo novos produtos e serviços”, declara Perez.
“Estou extremamente confiante de que Mariano Perez vai conduzir a estratégia local com criatividade e ambição. Ele tem a paixão e as habilidades necessárias para liderar um time altamente qualificado”, destaca Pailleret.
A movimentação na Motul ocorre em um momento de expansão da operação brasileira, que hoje representa menos de 5% do grupo. Em 2021, a fabricante anunciou os planos de ampliar a diversificação do portfólio com aposta em produtos da linha de cuidados e elevar a produção local em 2022 de maneira terceirizada, com perspectivas de inaugurar fábrica própria no país no horizonte de cinco anos.