A Cofap disponibiliza para o mercado de reposição dois tipos de kits que são fundamentais para a reparação da suspensão: kit de suspensão e top kit de suspensão. O primeiro é composto por coifa protetora da haste do amortecedor e batente. Já o top kit traz os mesmos componentes do kit de suspensão, mais coxim e rolamento. As linhas de kit e top kit suspensão Cofap possuem padrão de qualidade original e forte e sinergia com a linha de amortecedores, além de catálogo com mais de 380 itens, que resultam em 95% de cobertura de frota.
As coifas dos kits de suspensão Cofap são produzidas com TPE (termoplástico) e sua função é proteger a haste e o selo retentor de poeira, terra e impactos. Os batentes, por sua vez, são de poliuretano e representam papéis diferentes nas suspensões dianteira e traseira dos veículos. Quando são montados nos amortecedores dianteiros, evitam os impactos de fim de curso do amortecedor. Quando montados nos amortecedores traseiros, também funcionam como uma mola auxiliar, atuando em conjunto com a mola helicoidal no movimento da suspensão. Os coxins, de borracha, fazem parte do conjunto de fixação superior do amortecedor, dianteiro ou traseiro, e os rolamentos, montados no interior dos coxins destinados às suspensões dianteiras, permitem que o amortecedor acompanhe os movimentos do sistema de direção do veículo.
Para que o desempenho e a durabilidade do sistema de suspensão sejam aproveitados ao máximo, a Cofap recomenda que o kit de suspensão seja substituído sempre que houver a troca dos amortecedores. Fundamental para a segurança veicular, o sistema de suspensão é responsável pela estabilidade e dirigibilidade dos veículos, absorvendo os impactos do solo e reduzindo vibrações, mantendo os pneus em contato com o solo nas mais diversas situações.