A Cofap destaca a importância das juntas homocinéticas, responsáveis pela transmissão do torque e da força do motor para as rodas. Além disso, nos veículos com tração dianteira, esse componente permite maiores ângulos de trabalho nos movimentos gerados pela suspensão e pela direção. Ou seja, é fundamental verificar o seu estado de conservação regularmente.
Embora as juntas e os semieixos sejam componentes com vida útil longa, a Cofap explica que isso pode ser reduzido se o veículo rodar com excesso de carga, desalinhado, passar por buracos e obstáculos em alta velocidade e até com arrancadas bruscas. A dica é ficar atento a barulhos quando o carro está em movimento ou quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro.
O catálogo da marca conta com cerca de 400 códigos destinados ao mercado de reposição, incluindo juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas. E ainda neste ano a empresa anuncia mais 50 novos itens. Ao todo, são mais de 120 códigos de kits de reparo de juntas homocinéticas, que atendem 85% dos veículos que rodam o Brasil.