3º Encontro das Indústrias de Autopeças debate temas relevantes e tendências do setor

4 minutos de leitura

Na última segunda-feira (20), foi realizado o 3º Encontro da Indústria de Autopeças, um dos eventos mais importantes do setor de reposição do mercado automotivo. Promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o evento foi 100% online e reuniu importantes nomes da indústria mundial, que discutiram temas importantes da atualidade.

A abertura foi feita por Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças. Em seguida, Masahiro Inoue, CEO da Toyota da América Latina e Caribe, falou sobre a descarbonização e alteração da matriz energética. Segundo Inoue, o carbono é um inimigo e a meta da Toyota é reduzir as emissões até 2035. A palestra foi moderada por Dan Ioschpe, membro do Conselho de Administração do Sindipeças e Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, que também ressaltou o processo de descarbonização como um dos principais objetivos da montadora. “O proposito e a missão é descarbonizar”, diz.

Na sequência, os palestrantes Tony Bell, vice-presidente de operações da GKN Driveline na Ásia; Mingyu Guan, sênior partner da McKinsey em Hong Kong; e Scott McEwan, diretor da Hyundai Mobis nos Estados Unidos trouxeram a visão da Ásia, com opiniões a respeito da globalização dos players chineses que estão assumindo partes importantes do mercado de eletrificação e continuarão a explorar novos mercados. O interesse e o desafio dos fabricantes chineses em investir no mercado latino-americano foram questões discutidas ao longo da palestra. “O problema está no processo de resolver qual é o produto certo e como se encaixar no mercado. Quanto às aspirações, certamente continuarão a explorar novos mercados”, disse Guan.

Em seguida, Renate Fuchs, diretora da Accenture Strategy & Consulting, falou sobre transformação digital, sobre como todos estamos conectados e os veículos estão trazendo cada vez mais uma conectividade. Além disso, o painel trouxe a importância de ampliar o mindset ao falar sobre cultura e digitalização nas empresas. Também participaram da palestra Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion; Ricardo Teixeira Ávila, diretor de operações da Sabó; e Luiz Gustavo Mwosa, presidente da Paranoá. Eles destacaram a importância de compartilhar informações para que melhores práticas de digitalização sejam difundidas e integradas.

Fechando o evento, o painel “Macrotendências na Reposição”, com os palestrantes Delfin Calixto, vice-presidente de Aftermarket da Bosch; Robinson Silva, coordenador de Marketing e Negócios na América Latina da Bosch; Paulo Gomes, diretor comercial da Reposição do Grupo Randon; e Cesar Ferreira, diretor de Inovação e Tecnologia de Produto do Grupo Randon, trouxe um panorama do crescimento de veículos elétricos, que acontecerá com velocidades diferentes, passando primeiro pelo veículo hibrido. Além disso, ressaltou a mudança mundial, em que demandas irão surgir e o mercado de reparação precisará ter mão de obra qualificada em conhecimentos técnicos. Calixto também enalteceu o aftermarket brasileiro, mas apontou alguns desafios que precisam ser superados durante o processo de digitalização. “Temos que desenvolver esse mercado para desafios de logística, da informalidade, da padronização de dados. Esse desafio só conseguiremos vencer se trabalharmos juntos”.

Em sua terceira edição, o Encontro das Indústrias de Autopeças foi realizado pela segunda vez de maneira 100% digital. Sua próxima edição está programada para 2023.  

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Fiat Professional chega ao Brasil com o melhor atendimento para o mercado de veículos comerciais

Próximo

Territory, o carrinho que a Ford esquece de mostrar as suas virtudes

Pular para o conteúdo