A utilização do sistema de propulsão RailPack vem despertando o interesse de diversas cidades e centros turísticos que buscam alternativas mais eficientes e sustentáveis para o transporte público. Com a experiência e tecnologia Voith, a solução já está presente nas principais capitais da região Nordeste e em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Peru. Os veículos com a nova tecnologia vêm sendo utilizados para o transporte de passageiros e, além da eficiência energética, contribuindo com o meio-ambiente, sendo mais sustentável apresenta características como: confiabilidade, segurança, baixo ruído e menor custo de implantação.
No interior do Rio Grande do Sul, no trecho que liga as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, o VLT Prosper RailPack da Marcopolo, realiza essa operação de forma experimental, no mesmo percurso turístico da Maria Fumaça, na Serra Gaúcha. Deste modo a opção pela solução com tração independente viabiliza a implantação e manutenção desta modalidade. A expectativa é tornar possibilidade de operação de um veículo ferroviário independente que não precise de grande infraestrutura externa para operar como meio de transporte de passageiros.
A nova tecnologia pode facilitar a instalação do modal em cidades menores que buscam investir em mobilidade pública sustentável. A solução RailPack oferece baixo custo de implementação e agilidade para iniciar a operação, especialmente em locais que já possuem uma linha férrea. Mesmo que inativa, após a reativação, pode receber o veículo com um baixo investimento.
Adelson Martins, vice-presidente de Vendas da Divisão de Mobilidade da Voith América do Sul, destaca a possibilidade de instalação em qualquer município. “Muitas cidades já demonstram interesse pela série de benefícios. Além de ter um investimento menor comparado aos outros modelos, o sistema de tração RailPack atua como sistema independente, não necessitando de energia externa. Para implementação em cidades menores ou em linhas alimentadoras das grandes cidades, é possível criar toda estrutura com rapidez e mudar o entorno dos municípios, possibilitando um sistema eficiente e de qualidade e até mesmo potencializando o setor turístico”.
Veículo oferece maior eficiência energética por passageiro transportado
O veículo pode chegar até 80km/h na versão urbana e até 160km/h na versão intermunicipal. Ainda assim, o veículo é menos poluente. Para efeito de comparação, um ônibus articulado, com duas composições, consegue transportar até 145 passageiros com um motor de 265kW enquanto o VLT da Marcopolo transporta até 360 passageiros com um motor de 390kWde potência. Sendo assim, em termos de eficiência energética, em kilowatt por passageiro transportado, este tipo de veículo pode chegar a ser até 40% mais eficiente. Por consumir menos energia, emite menos gases poluentes, como monóxido de carbono, por cada passageiro e se torna menos agressivo ao meio-ambiente. Trata-se de ações que contribuem para a melhoria de todo o ecossistema ferroviário.