A Associação Latino Americana de Pneus e Aros – ALAPA, entidade de referência técnica do setor na América Latina que havia lançado em julho do ano passado, o Manual de Normas Técnicas de forma totalmente gratuita em língua portuguesa e espanhola, agora disponibilizará o documento em inglês. O arquivo pode ser acessado através do site https://alapa.org.br/en/manuals-and-publications/.
O documento na versão inglesa mantém os mesmos padrões, com 12 capítulos e mais de 300 páginas de informações técnicas voltadas para pneus, aros e válvulas de automóveis, camionetas, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos industriais, tratores e máquinas fora de estrada. No manual, é possível encontrar ainda informações sobre os tamanhos e perfis dos acessórios, com as combinações adequadas para facilitar a montagem e assegurar o assentamento dos veículos. Além disso, nele são encontrados dados referentes à capacidade de carga e pressão, limites de velocidade, entre outros.
As normas e manuais são produzidos por especialistas de cinco comissões que representam as maiores fabricantes do setor de pneus, aros e válvulas da América Latina: Bridgestone, Continental, Dunlop (Sumitomo), Fate, FVA, Goodyear, Maggion, Maxion, Michelin, Pirelli, Prometeon, Rinaldi e Titan.
O conteúdo do manual destina-se principalmente a players do mercado internacional, como revendedores, reconstrutores de pneus, borracheiros, frota de transporte de carga e de passageiros, além de usuários e autoridades que necessitem tais dados sobre pneus, aros, válvulas e seus componentes. Considerado um manual de aplicabilidade frequente e de consulta mais fácil e imediata, o documento é uma fonte de informação mais detalhada.
Um dos capítulos – Pneus Reformados – orienta o mercado quanto aos critérios necessários para os procedimentos de reforma e reparos de pneus, considerando os principais cuidados técnicos que devem ser utilizados. O capítulo não conta com pneus de veículos automotores de duas ou três rodas (motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos), pois, é proibido o uso deste tipo de pneu conforme resolução Contran 913 de 28 março de 2022.