Ford pretende fabricar 600 mil elétricos no mundo no próximo ano

Montadora investe em parcerias e em matérias primas para assegurar fornecimento de baterias

4 minutos de leitura

A Ford planeja atingir produção global anual de 600 mil veículos elétricos já em 2023 e de 2 milhões até o encerramento de 2026. A montadora projeta que a taxa de crescimento anual do segmento ultrapasse 90% até 2026, mais que o dobro do previsto para a indústria global.

No ano que vem, adiantou a montadora, devem sair das linhas de montagem de elétricos 270 mil unidades do esportivo Mustang Mach-E, 150 mil  F-150 Lightning, 150 mil E-Transit e 30 mil unidades de um novo SUV que será vendido na Europa e que começará a ser fabricado em ritmo mais acentuado a partir de 2024.

“A nova linha de veículos elétricos da Ford gerou enorme entusiasmo e demanda, e agora estamos colocando o sistema industrial em funcionamento para ganhar escala rapidamente”, declarou Jim Farley, presidente e CEO da Ford e presidente da Ford Model e, que projeta ter mais da metade da produção global composta por veículos elétricos até 2030.

Para chegar a esse patamar produtivo do ano que vem, a montadora encaminha plano de investimentos de US$ 50 bilhões em quatro anos e série de iniciativas com as quais pretender assegurar capacidade de suprimento de baterias e matérias-primas. Já tem garantida a totalidade da capacidade anual de células de baterias – 60 gigawatts-hora (GWh) — em negociações com a CATL, LG Energy Solution e a SK On.

A CATL, por exemplo, fornecerá baterias LFP completas para o Mustang Mach-E na América do Norte a partir do ano que vem e para a F-150 Lighting no início de 2024, enquanto a LG responderá pelo fornecimento para o Mustang Mach-E e o furgão E-Transit.

A empresa diz ter atingido já cerca de 70% da capacidade necessária de células de bateria para sustentar produção global anual de mais de 2 milhões de VEs até o final de 2026 e que assinou memorando de entendimento com a CATL, maior produtora de baterias do mundo, – para fornecimento de baterias nos mercados da China, Europa e América do Norte.

A Ford anunciou também que localizar40 GWh de capacidade de baterias LFP na América do Norte a partir de 2026. Essa capacidade adicional complementará as três fábricas de baterias anunciadas para o Kentucky e Tennessee, EUA, que fazem parte da joint-venture BlueOval SK entre a Ford e a SK On, oficialmente formada na semana passada. Outro memorando de entendimento adicional foi assinado com a SK On e a Koç Holdings para criação de joint venture na Turquia.

Para viabilizar as joint ventures, a Ford também está comprando matérias-primas para células de baterias. “Vamos nos mover rapidamente nos principais mercados e regiões onde suprimentos críticos estão disponíveis, nos reunindo com funcionários do governo, empresas de mineração e processadores e assinando memorandos de entendimento”, diz Lisa Drake, vice-presidente da Ford Model e.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Fiat apresenta Argo 2023 com mudanças em seu design

Próximo

Tekbond lança desengripante para fechaduras, dobradiças, máquinas de costura, eletrodomésticos, janelas e basculantes

Pular para o conteúdo