Resultados do primeiro semestre de 2022

Stellantis publica resultados recordes no primeiro semestre de 2022 com 14,1% de margem operacional ajustada, lucro líquido de € 8 bilhões e fluxo de caixa industrial livre de € 5,3 bilhões. Vendas globais de BEV aumentam quase 50%, posicionando a Stellantis entre os líderes em vendas de BEV na UE30 • Receita líquida de € 88 bilhões, com um aumento de 17% em relação ao primeiro semestre de 2021 (pró-forma), refletindo recuperação do preço líquido, mix de veículos favorável e efeitos positivos de conversão cambial • Lucro operacional ajustado de € 12,4 bilhões, com aumento de 44% em relação ao primeiro semestre de 2021, com margem de 14,1%; todas as cinco regiões com margens de dois dígitos • Lucro líquido de € 8 bilhões, com um aumento de 34% em relação ao primeiro semestre de 2021 • Fluxo de caixa livre industrial de € 5,3 bilhões, com um aumento de € 6,5 bilhões em relação ao primeiro semestre de 2021 • Forte liquidez industrial disponível em € 59,7 bilhões • Stellantis ficou em segundo lugar em vendas de BEVs e vendas de LEVs no mercado EU30; terceiro no mercado dos EUA para vendas de LEV • Vendas globais de BEV aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades

7 minutos de leitura

“Em um contexto global exigente, continuamos a avançar com ousadia (‘Dare Forward’), apresentando um desempenho excepcional e executando nossa arrojada estratégia de eletrificação. Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos funcionários e nossos parceiros inovadores, estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável adequada para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários da Stellantis por seu compromisso e sua contribuição para esses resultados”. Carlos Tavares, CEO

AMSTERDÃ, 28 de julho de 2022 – O plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis está avançando a toda velocidade, apoiado pela lucratividade recorde e acelerando as vendas de veículos de baixa emissão (LEV), que incluem modelos a bateria elétrica (BEV), plug-in híbrido (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível.

A empresa ficou em segundo lugar no mercado da UE30 em vendas de BEV e LEV (menos de 1 mil veículos de diferença em relação ao líder de LEV) e em terceiro no mercado dos Estados Unidos em vendas de LEV. As vendas globais de BEVs da Stellantis aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades no primeiro semestre. A Companhia agora oferece 20 BEVs, com 28 BEVs adicionais a serem lançados até 2024.

Ecossistema de Baterias Fortalecido: Confirmada a instalação de cinco gigafábricas de baterias (três na Europa e duas na América do Norte), em parceria com a Automotive Cells Company, Samsung SDI e LG Energy Solution. Reforçada a oferta de hidróxido de lítio de baixo carbono, com a assinatura de acordos com a Vulcan Energy e Controlled Thermal Resources na Europa e América do Norte, respectivamente. Os acordos Samsung SDI e LG Energy Solution permanecem sujeitos às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias.

Liderança em Mobilidade Global: Aquisição da Share Now, posicionando a Free2move como líder mundial em mobilidade com mais de 6 milhões de clientes em todo o mundo.

Parcerias transformadoras: Anunciados acordos globais de longo prazo com a Amazon e a Qualcomm, que transformarão a experiência a bordo do veículo para milhões de clientes da Stellantis.

América do Norte: Atingiu rentabilidade recorde, com margem de lucro operacional ajustado (AOI) de 18,1%; a participação de mercado subiu 40 bps para 11,3%, com a participação dos Estados Unidos subindo 50 bps para 11,7%. O Jeep Wrangler 4xe continua a ser o PHEV mais vendido nos EUA, com 19 mil unidades vendidas no primeiro semestre, um aumento de 55% ano a ano. O novíssimo Jeep Grand Cherokee 4xe está chegando às concessionárias, logo seguido pelos novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L no final de 2022.

Europa ampliada: Alcançada margem de lucro operacional ajustado (AOI) de 10,4%, com alta de 160 bps. A participação de mercado da UE30 ficou em 21,2%, com queda de 190 bps. O Fiat New 500 foi o BEV mais vendido na Alemanha e na Itália e o Peugeot e-208 foi o BEV mais vendido na França. Jeep Compass e Renegade foram os LEVs número um e número dois entre os mais vendidos na Itália. Peugeot 208, Opel Corsa, Citroën C3, Fiat Panda e Fiat 500 estão entre os 10 veículos mais vendidos da UE30.

Todas as três demais regiões alcançaram margens de lucro operacional ajustado (AOI) de dois dígitos.

América do Sul: mais que triplicou as receitas operacionais ajustadas (AOI) para € 1 bilhão, com margem de 13,9%. Líder de mercado na região com 23,5% de participação. A Fiat foi a marca mais vendida na região e a Jeep a marca de SUVs mais vendida no Brasil.

Oriente Médio e África: margem de lucro operacional ajustado recorde de 15,5%, com ganho de 580 bps e receita operacional ajustada de € 472 milhões. A participação de mercado cresceu 20 bps para 11,9%.

China, Índia e Ásia-Pacífico: margem de lucro operacional ajustado de 13,4%, com receita operacional ajustada subindo 40% para € 289 milhões. Os novos Jeep Meridian e Citroën C3 foram lançados na Índia e as entregas começaram em junho e julho, respectivamente.

Maserati: No caminho para rentabilidade de dois dígitos, com margem de lucro operacional ajustado de 6,6%, com alta de 330 bps. Receita operacional ajustada mais que dobrou para € 62 milhões. A marca apresentou o novo MC 20 Cielo em maio, lançou o novo Grecale com as primeiras entregas na Europa no final de junho e revelou a edição limitada Supercar em julho.

Próximos eventos: Dodge, Jeep e Ram revelarão mais sobre suas estratégias de eletrificação.

• 16 e 17 de agosto – apresentação do Gateway Muscle e do Future Muscle como parte da ‘Semana Dodge Speed’

• Setembro – Dia Jeep 4xe

• Novembro – Resultados do terceiro trimestre de 2022

• Novembro – Ram Revolution

Nota: Todas as comparações financeiras com o primeiro semestre de 2021 são pró-forma, considerando os resultados individuais dos grupos FCA e PSA no período de 1º a 16 de janeiro de 2021, anterior ao fechamento da fusão que resultou na Stellantis.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Mecânico de bairro melhor que um profissional de montadora?

Próximo

ANTT assina renovação de contrato com a MRS nesta sexta-feira (29/7)

Pular para o conteúdo