Dicas de instalação e características de bronzinas de mancal

Efetuar a limpeza para aferições dos alojamentos e dos bronzinamentos estão entre os cuidados necessários na hora da instalação.

6 minutos de leitura

Os bronzinamentos são elementos importantes em todos os motores a combustão e tem como principal função a redução de atrito. As complexas exigências e elevadas cargas que as bronzinas são submetidas requerem a aplicação de materiais adaptados para cada tipo de desenvolvimento. A Kolbenschmidt (KS) produz bronzinamentos com tecnologia de ponta e requisitos exigidos para o bom desempenho do motor, suportando altas capacidades de carga, reduzindo o atrito e desgaste.

A estrutura das bronzinas de mancal da KS, fornecidas para as montadoras e mercado de reposição, assim como as de biela, são bimetálicas ou trimetálicas. Todas são constituídas por um suporte de aço, uma camada pré-intermediária de alumínio puro e uma liga de revestimento de alumínio com aditivos de estanho, cobre e silício na pista de deslize.

As bimetálicas têm também tecnologia de revestimento de polímero a base de silício na pista de deslize, elevando a capacidade de carga em até 20%. Inicialmente, foram desenvolvidas para motores start-stop e contribuem diretamente para diminuição de CO2. Já as trimetálicas, que têm suporte de aço, liga de bronze ou latão a base de chumbo, camada de níquel e revestimento de alumínio, estanho e cobre, também possuem tecnologia de produção chamada Sputter. O processo de acabamento da pista de deslize é realizado pelo processo PVD, assegurando resistência ao desgaste superior em até 50%.

As bronzinas de mancal contam com furos e canais de óleo. As que são aplicadas no mancal principal devem ser flangeadas devido às forças axiais submetidas durante o acionamento da embreagem.

As bronzinas flangeadas podem ser fabricadas com flanges do tipo fixas, clinchadas ou sem flanges. Neste caso, utiliza-se arruela de ajuste axial ou arruela de encosto.

Antes da instalação, é importante verificar durante o mandrilhamento dos alojamentos é a concentricidade, com variação máxima de 1 centésimo entre os alojamentos e 2 centésimos entre os alojamentos intercalados, ou conforme especificações do fabricante.

Dicas de instalação – Inicialmente, é fundamental realizar a limpeza para aferições dos alojamentos e dos bronzinamentos. Nas aferições dos alojamentos, deve-se se medir em três pontos para identificação do diâmetro, cilindricidade, ovalização e possíveis deformações, como alojamentos côncavos, convexos ou cônicos. A aferição deve ser feita por todo o perímetro da pista de deslize dos alojamentos, com as medições posicionadas no centro e a 25º de cada lado da repartição na capa de mancal e no bloco.

Para encontrar a folga radial é preciso medir os colos do eixo virabrequim com micrômetro, transferir a medida para um súbito e executar a medição das bronzinas instaladas, seguindo os mesmos passos realizados durante a aferição dos alojamentos. Portanto, a medida encontrada será o resultado da folga radial.

As capas deverão estar torqueadas, conforme recomendação do fabricante do motor.

Para a instalação do eixo virabrequim, é preciso ter atenção ao posicionamento correto dos furos de óleo das bronzinas com os furos de óleo do bloco, lubrificar toda a pista de deslize, se possível com pincel de silicone e observar a posição adequada de cada capa dos mancais, além de aplicar os torques e sentidos dos apertos, segundo o fabricante do motor.

Para verificar a folga axial deve efetuar a aferição com base magnética e o relógio comparador e respeitar a folga conforme informações do fabricante do motor.

Os parafusos de fixação devem ser substituídos quando chegam ao seu comprimento máximo ou ao diâmetro mínimo. Em algumas aplicações, especialmente para a linha diesel, o fabricante do motor indica a realização do dimensional do comprimento do parafuso. Em caso de dúvida, troque.

Com relação à bronzina do tipo Sputter, é necessário ter atenção, pois tem posição de instalação. Deve ser instalada na capa do mancal. Todas as bronzinas KS, com esta tecnologia, possui a gravação Sputter.

As bronzinas de mancal da Kolbenschmidt (KS) são comercializadas pela Motorservice e contam com emabalagem azul com o logo em branco e etiqueta com informações do código, tipo de bronzina, medida de instalação, aplicação e o QR Code, que fornece o caminho para validar a autenticação do produto.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no link https://www.youtube.com/watch?v=Vu4uLhYnrp4&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=24. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.ms-motorservice.com.br/ e no suporte técnico SAKS 0800 721 7878.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis celebra a marca de 7 milhões de unidades produzidas na maior planta de veículos comerciais leves da Europa

Próximo

Nova identidade e logotipo da Marca Citroën antecipam uma empolgante, energética e acessível era que está por vir

Pular para o conteúdo