A DAF Caminhões Brasil lança na 23ª edição da Fenatran as linhas de caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, com Custo Operacional Total até 10% menor. Este salto em economia é possível pela combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menos consumo de Arla 32 e o uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, agora de série em toda a linha.
A linha CF equipada com motor PACCAR MX-11 ainda ganha novas potências de 340cv e 370cv, que, somadas às atuais 410cv e 450cv, trazem maior versatilidade de aplicações para o modelo. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6×2 e 4×2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023.
“A DAF está um passo à frente no lançamento dos novos motores Euro 6/ Proconve P8, pois elevou o patamar dos seus caminhões, com menor alteração construtiva do motor. Esta característica se traduz em mais confiabilidade para o cliente, que terá um DAF robusto e de alta qualidade como ele conhece, e muito mais eficiente e com baixo nível de emissão de poluentes”, acrescenta Alan Messias, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Tecnologia Proconve P8/Euro 6
A DAF desenvolveu os motores PACCAR MX-11 e MX-13 da nova linha 2023 com o uso integrado das tecnologias EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), SCR (Redução Catalítica Seletiva), com a adição do Filtro DPF (Filtro de Material Particulado). Este conjunto é essencial para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado).
As vantagens destas tecnologias é mais eficiência no tratamento dos particulados sólidos, que é popularmente conhecido como a fumaça visível que sai do escapamento. Além disso, a manutenção do DPF pode ser feita em até 540.000 quilômetros rodados, e o sistema ainda reduz o consumo de Arla 32 para apenas 5% em relação ao diesel.
O uso de Ferro Fundido Vermicular nos motores PACCAR é mais um diferencial, pois possui 75% mais durabilidade que o ferro fundido cinzento; reduz a espessura das paredes sem perder resistência, o que traz menor peso, menor vibração e menos ruído; confere alta resistência térmica, o que permite uma combustão mais eficiente; além de contribuir também para a eficiência energética.
Suspensão traseira pneumática
As linhas CF e XF passam a oferecer, a partir do segundo semestre de 2023, a nova suspensão pneumática. A suspensão traseira pneumática é opcional e a tecnologia full air possui quatro bolsas por eixo, com maior precisão de ajustes e, nova carcaça de eixo com volume de óleo otimizado (redução de 22%), sistema de freios a tambor, opção de monitoramento de carga no eixo e dispositivo auxiliar de tração.
Novo DAF XF
Campeão de vendas da marca, o DAF XF utiliza o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480cv e 530cv. O caminhão é equipado com a última geração das transmissões automatizadas ZF TraXon, de 12 velocidades, que contemplam menor perda por atrito, trocas de marchas mais rápidas e uso prolongado do EcoRoll, que também contribui para o menor consumo de combustível. O funcionamento silencioso e suave e o acionamento preciso da embreagem aumentam o conforto do motorista. O sistema de Controle de Cruzeiro Preditivo também permite que o veículo antecipe as trocas de marchas através de GPS, mantendo o veículo na rotação ideal e sendo responsável por uma redução significante no consumo de combustível.
O caminhão se destaca também pelo freio motor PACCAR MX Engine Brake, o mais eficiente do mercado, que proporciona melhor performance em rotações mais baixas, entregando até 490cv a 2.100 rpm.
Para oferecer conforto excepcional aos motoristas, o DAF XF conta com duas opções de cabines, a Space (1,73m de área de circulação) e a Super Space (2,10m de área de circulação), a maior do mercado. Tem cama de 81cm x 2,2m, os bancos mais confortáveis da categoria com mais de 10 possibilidades de ajuste, ar-condicionado automático e digital e o painel reestilizado está mais completo.
As cores quentes em tons de areia do painel, bancos, cortinas, colchões e paredes laterais e traseiras conferem um aspecto atrativo ao interior da cabine na Linha Standard. A Linha Exclusive é o expoente máximo do luxo e do conforto. Distingue-se pelo seu painel de cor conhaque e pelas elegantes ventilações em alumínio.
DAF CF
A linha DAF CF, que também recebeu adaptações para atender as normas Euro 6, continua oferecendo versões equipadas com os motores PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para o modelo Off-Road. Para os caminhões com motor PACCAR MX-11, a linha 2023 agora conta com duas novas potências, de 340cv e 370cv, e as já conhecidas 410cv e 450cv, do CF rodoviário, 4×2 ou 6×2. Todos são equipados com a nova geração de freio motor de três estágios.
A versão rodoviária do CF traz o motor acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410cv, com um torque de 2.100 Nm em 900rpm, e 450cv, com torque de 2.300 Nm em 900rpm. A troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, oferecendo conforto ao motorista. Os caminhões estão disponíveis com cabines Sleeper (1,16m de área de circulação) e Space (1,79m de área de circulação) e configurações de eixos de 4×2, 6×2 e 8×2.
Com o motor PACCAR MX-13, o caminhão DAF CF Off-Road, de 480cv, possui torque de 2.350Nm e 2.500Nm no multitorque, sempre a partir de 900rpm. Igualmente atualizado para o novo nível de emissões, a versão fora de estrada do novo CF, oferecida no 6×4, também possui a transmissão ZF TraXon e proporciona ainda mais robustez e resistência do que o modelo rodoviário.
O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.
O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi é totalmente reforçado, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.
O interior da cabine conta com acabamento e proteções anti sujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off-road. Com relação às características de segurança, o caminhão tem Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.