A Hyundai Motor Américas Central e do Sul e o Iveco Group reuniram-se hoje com a imprensa na 23ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, em São Paulo (SP), reafirmando sua parceria para ajudar a acelerar a transição rumo à neutralidade de carbono na região.
Desde a assinatura de um protocolo de intenções global em Seul, na Coreia do Sul, em março deste ano, as duas marcas formaram diversos grupos de trabalho em vários ramos tecnológicos para explorar maneiras de se complementarem no desenvolvimento de veículos elétricos e soluções alternativas de propulsão em todo o mundo. Em julho, foi anunciado em Turim, na Itália, um ônibus IVECO movido a hidrogênio equipado com o sistema de célula de combustível da Hyundai e, em setembro, na exposição IAA em Hannover, na Alemanha, foi apresentado o protótipo de um veículo elétrico eDAILY FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), contando com sistema de célula de combustível a hidrogênio Hyundai de 90 kW e motor elétrico de 140 kW.
“A parceria entre Hyundai e Iveco Group tem sido uma relação muito frutífera desde a assinatura do nosso protocolo de intenções e o protótipo eDaily FCEV ‘movido pela Hyundai’ é um exemplo da nossa forte colaboração”, disse Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul. “A América Latina é uma região importante para nossa cooperação, com clara complementaridade e oportunidades promissoras mutuamente benéficas a serem exploradas nos próximos meses”.
De acordo com o protocolo de intenções assinado, a Hyundai Motor Company e o Iveco Group devem cooperar globalmente tanto em tecnologias como plataformas, abrangendo componentes e sistemas. As áreas de possível interesse mútuo dizem respeito a sistemas de propulsão e plataformas elétricas, incluindo células de combustível, automação e conectividade para veículos comerciais.