Na 23ª Fenatran, que iniciou nesta segunda-feira (7) e segue até 11 de novembro no São Paulo Expo, a Fras-le apresenta ao mercado amplo portfólio desenvolvido a partir de materiais compósitos. A tecnologia, lançada em 2021, permite a substituição do aço usado nas autopeças por ligas inteligentes, de diferentes propriedades químicas e físicas, que modificam a estrutura do produto. Entre os ganhos em competitividade e sustentabilidade, está a diminuição de peso, que pode chegar a 60%.
A tecnologia desenvolvida pela Fras-le Smart Composites integra diversos lançamentos e novas configurações de produtos em exibição na maior feira de transporte rodoviários de cargas e logística da América Latina. No estande, a companhia investe em interatividade para demonstrar ao público os benefícios da solução. Peças convencionais, produzidas em aço, serão expostas junto a componentes produzidos com materiais compósitos, para comparação de peso, design e resistência.
Como destaques do portfólio, estão o suporte de lanterna traseira e o suporte de para-lamas para linhas de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves. A companhia apresenta, ainda, as Pastilhas de Freio Copper Free (livres de cobre), em adequação a legislações do mercado internacional. Lonas de freio, pastilhas de freio e amortecedores da Nakata complementam as linhas de produtos.
A apresentação de soluções em inovação e sustentabilidade para o transporte está em sintonia com os compromissos públicos de sustentabilidade firmados pelas Empresas Randon e Fras-le em 2021, com metas que passam por reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa até 2030 e zerar a disposição de resíduos em aterro industrial, além de reutilizar 100% do efluente tratado até 2025. Investimentos em energia renovável fazem parte da agenda. Um exemplo é a usina fotovoltaica instalada junto à Fras-le China, já em operação, responsável pela geração de 20% da energia consumida na unidade.
“Durante a Fenatran, vamos apresentar produtos competitivos e evidenciar nosso propósito de desenvolver soluções que sejam ambientalmente corretas, reforçando nosso impacto positivo no planeta e nas comunidades nas quais estamos inseridos”, reforça o diretor-superintendente da Fras-le e líder corporativo da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das Empresas Randon, Anderson Pontalti.