Parcial 20 de novembro, vendas de autos e leves crescem 20% na comparação com o mesmo período de 2021

12 minutos de leitura

Texto Marcelo Cavalcante de Lima

E-mail consultores.cavalcante@gmail.com

Destaques da parcial

O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até o dia vinte de novembro 104.883 unidades, anotando um crescimento de 20% na comparação com o mesmo período de 2021 e registrando um crescimento de 16,52% ante o mês de outubro.

A média diária nesse período é de 8.740 unidades, os dados atuais projetam vendas entre 191 mil até 195 mil veículos, podendo fechar novembro com o maior volume de vendas mensais do ano.

Mas não se engane em achar que existe fila nas concessionárias de clientes para comprar carros, o bom momento do mês está turbinado pelas vendas para as locadoras e grandes frotistas.

O atacado vendeu até outubro 751.944 veículos, desses 457.410 foram adquiridos pelas locadoras, esse volume de 10 meses já supera o total vendido em 2021, a projeção do setor divulgada no 17° Fórum Internacional das Locadoras é fechar o ano com compras acima de 575 mil veículos, o que representa um crescimento de 30% ante 2021 (441).

A queda nas vendas do varejo de 13,27% está antecipando as entregas para as locadoras, que fecharam 2021 com uma demanda represada de mais de 150 mil unidades, a frota das locadoras atingiu até o mês de outubro o volume de 1.373.407 unidades, representando um crescimento de 20,80% ante 2021.

As vendas diretas nesse fechamento do 2.º decêndio representaram 54,78% do total faturado, devendo encerrar o mês com um recorde em participação, o volume de vendas mensais da modalidade anotou um crescimento de 25% em relação ao mesmo período do mês anterior.

Nessa parcial vamos analisar as vendas por marcas, modelos, modalidade de vendas e no final teremos alguns gráficos adicionais, desejo uma ótima leitura.

RANKING COMPARATIVO DE MARCAS – 20.11.2022

A Fiat abre uma diferença de 12.700 unidades para o segundo colocado e fecha o 2.º decêndio com uma participação mensal de 26,44%, suas vendas mensais anotaram um crescimento de, 30,76% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano a marca italiana já vendeu 371.229, abrindo uma vantagem de 124.382 veículos em relação ao vice líder, no fechamento de outubro a Fiat encerrou liderando as vendas em 22 Estados mais o Distrito Federal, no final do artigo divulgaremos as vendas por Estados (base) outubro. Seu principal veículo de vendas a Fiat/Strada é líder no mês e no acumulado do ano, entre os 10 modelos mais vendidos na parcial, cinco são Fiat.

A segunda posição é da GM, suas vendas mensais anotam uma queda de 6,28% em relação ao mês anterior, seu principal modelo de vendas o GM/Onix está na quinta posição do mês e na terceira no ranking geral. Suas vendas acumuladas totalizam 246.847 unidades e crescem de 26,25% ante 2021, sempre lembrando que o ano anterior foi o pior da marca em função das constantes paralisações, a chegada da Nova Montana tende a acelerar a sua recuperação.

A VW fecha o trio, o ano segue instável para a marca alemã no Brasil, sendo disparada a que mais teve paralisações em função da falta de componentes eletrônicos. Suas vendas mensais anotam um crescimento de 18,44% em comparação com outubro, no acumulado ela já vendeu 220.791 unidades, número que representa uma queda de 16,97% ante 2021.

A quarta posição no mês é da Toyota, a japonesa continua surpreendendo, mantém sua política comercial com prioridade no varejo e se destaca por ter um grande volume de vendas de modelos híbridos, 18.430 veículos híbridos (11,33%). Suas vendas mensais anotam um crescimento de 12,79% em relação ao mês de outubro, no acumulado ela está na quinta posição com 163.347 unidades (crescimento de 10,47%), desses 18.513 são híbridos o que equivale a 11,28% de seu volume total.

Destaque do 2.º decêndio é a oitava posição no mês da Peugeot, a francesa segue com foco no atacado, suas vendas mensais crescem 160,27% em relação ao mês de outubro, no acumulado ela está 10.ª posição com 37.668 unidades (+57,87%).

No segmento Premium a BMW mantém com folga a liderança, suas vendas mensais anotam um crescimento de 32,97% em relação ao mês de outubro, no acumulado já foram vendidas 12.059 unidades, sendo 2.697 elétricos/híbridos (22,37%).

A segunda posição no mês na linha premium é da eletrificada Volvo, no acumulado ela está na terceira posição com 4.284 unidades vendidas, sendo 100% elétrico/híbridos.

Fecha o trio da linha Premium a Audi com terceira posição no mês e a segunda no acumulado com 4.438 unidades, sendo 723 elétricos/híbridos (16,29%).

O fraco desempenho do varejo propiciou um final de semana repleto de feirões, plantões, festivais e promoções, mesmo com estoques desalinhados com a demanda devemos ter um crescimento nas vendas dessa modalidade no final do mês.

É importante destacar que o início do mês trouxe parte dos emplacamentos que não foram realizados em Minas Gerais no último dia de outubro, número aproximado de 6.000 unidades.

RANKING DE MODELOS – 20.11.2022 – BRASIL

No estudo acima além do ranking dos 30 modelos mais veículos no mês de novembro e no acumulado do ano, podemos também analisar a comercialização por modalidade de vendas (varejo e vendas diretas).

A liderança no mês é do comercial leve Fiat/Strada com 5.882 unidades vendidas, sendo 56,51% via modalidade atacado, no acumulado do ano o modelo também é líder com 99.935 veículos.

A segunda posição do mês está com Hyundai/HB20 com 5.676 unidades, sendo 69,91% direcionado para o atacado. No acumulado do ano o modelo coreano segue na segunda posição com 85.505 veículos, sendo 60,16% comercializados no atacado, principalmente para as locadoras, estratégia muito diferente da adotada pela marca no ano de 2021 e anteriores.

Fecha o trio do 2.º decêndio o Fiat/Mobi com 5.673 veículos, no acumulado ele está na 5.ª posição com 62.448 unidades.

A terceira posição do acumulado é do GM/Onix com 72.766 veículos vendidos, 68,76% das vendas foram realizadas no varejo, a marca mudou sua estratégia no início de 2021 e mantém o foco do modelo no varejo, sempre é bom relembrar que as versões básicas foram descontinuadas.

O SUVs mais vendido no acumulado é a GM/Tracker (59.555), seguido pelo VW/T Cross (56.506) e fecha o trio Jeep/Compass (54.152).

O Pick-ups média mais vendida no acumulado é Fiat/Toro com 43.730 veículos, seguida pela Toyota/Hilux (40.817) e na terceira posição mais distante a GM/S10 (22.880).

No Estado de Minas Gerias que concentra maior volume de locadoras, os modelos mais vendidos em novembro são o Fiat/Mobi (4.489), seguido pelo Fiat/Argo (3.675), Hyundai/HB20 (2.899), Fiat/Cronus (2.720), Peugeot/208 (2.135), GM/Onix Plus (2.094).

O VW/Voyage que está na 22.ª posição no acumulado 29.447 veículos, não é visto em concessionárias há muito tempo, tanto que apenas 4 unidades foram emplacadas no varejo no mês de novembro, o modelo segue em linha com foco nas vendas frotistas e locadoras, 98,11% de suas vendas no ano foram faturados via montadora.

Em São Paulo o modelo mais vendido na parcial de novembro é justamente o sumido das concessionárias, o VW/Voyage emplacou até ontem (21) 2.024 unidades, seguido pelo Hyundai/HB20 (1.631), VW/Gol (1.414), VW/Nivus (1.048), Jeep/Compass (1.004) e GM/Tracker (975).

VENDAS VAREJO E VENDAS DIRETAS POR MARCA – 20.11.2022 – BRASIL

As vendas no varejo na parcial de novembro estão com sua menor participação histórica, representando apenas 45,22% do total vendido no mês, enquanto o atacado fecha o 2.º decêndio com 54,78%.

No acumulado do ano (base) outubro o varejo anota uma queda de 13,27% ante 2021, o que representa 124.144 unidades vendidas a menos para o consumidor final, isso que estamos comparando com o péssimo desempenho de 2021, a modalidade não conseguiu superar em nenhum mês as vendas realizadas no ano anterior.

A modalidade atacado segue sendo a salvadora da lavoura, no acumulado do ano (base) outubro as vendas diretas aumentaram 9,92% e tendem a crescer até o fechamento do ano.

Na parcial do mês às três marcas que seguem com a estratégia de priorizar o varejo são Toyota (77,27%), Honda (82,35%) e Nissan (66,91%) e às três que mais priorizam o atacado são Fiat (68,21%), Jeep (82,06%) e Peugeot (94.84%).

Estamos caminhando para o sexto mês consecutivo em que as vendas diretas (atacado) vão superar o varejo, a situação que foi inédita no mês de junho passa a ser normal em um cenário com juros altos, preços elevados, queda na renda e estoques desalinhados.

Pouca coisa deve mudar nesse cenário até o final de dezembro, mas é importante destacar que essa não é uma situação favorável para a recuperação do setor em 2023.

A queda nas vendas no varejo por 10 meses consecutivos é um alerta para o segmento, a modalidade fortalece o pós-vendas, aumenta a rentabilidade das concessionárias, amplia o crescimento da rede.

Independente da modalidade de vendas novembro deve encerrar com um excelente desempenho, se não faltarem carros, às vendas podem superar 195 mil unidades.

Outras análises serão feitas no fechamento, boas vendas e um excelente final de mês a todos.

GRÁFICOS ADICIONAIS

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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