A AGCO, líder mundial na concepção, fabricação e distribuição de equipamentos e soluções agrícolas, apresenta a nova linha de motores CORE, desenvolvida pela AGCO Power, sua marca global de motores, resultado de investimento de 50 milhões de euros (R$ 174 milhões).
Os propulsores à diesel foram projetados para serem compatíveis, no futuro, com combustíveis alternativos, como hidrogênio, etanol, metanol e biogás, buscando a redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Com pequenas mudanças, a plataforma dos motores CORE permitirá aplicações híbridas elétricas, com excelente desempenho “, explica Fernando Silva, coordenador comercial AGCO Power. O novo propulsor também é compatível com HVO renováveis, conhecidos como “diesel verde” e produzidos a partir de óleos vegetais hidratados.
Os motores serão fabricados em Linnavuori, na Finlândia, e comercializados inicialmente no mercado europeu, nos tratores Fendt 700 Vario Gen7. O primeiro propulsor é o CORE75, que possui características que garantem versatilidade na potência e um sistema avançado de controle de emissões. Além disso, oferece excelente torque em baixas velocidades, permitindo economia de combustível, bem como menor nível de ruído. O design inovador resulta em benefícios adicionais, como melhor raio de giro, maior distância ao solo e fácil manutenção. Ainda não há previsão para a chegada dos novos motores ao Brasil.
A AGCO Power fabrica motores agrícolas para as marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra. Suas operações no Brasil tiveram início em 1993, em Mogi das Cruzes (SP). Desde então, já foram fabricadas 297 mil unidades. Todas as linhas estão em conformidade com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias (PROCONVE MAR-1), com redução da emissão de poluentes em até 90%. No caso do óxido de nitrogênio (NOx), a redução é de 75% e, em material particulado, 85%, segundo a Anfavea.
A AGCO tem investido continuamente no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias inovadoras e aumento das capacidades de produção. Hoje, fabrica motores a diesel de 3, 4, 6 e 7 cilindros em quatro fábricas, em Linnavuori (Finlândia), Changzhou (China), Mogi das Cruzes (Brasil) e General Rodriguez (Argentina), com o volume de produção de 80 mil motores por ano.