AGCO Power lança motor agrícola compatível com combustíveis alternativos

3 minutos de leitura

A AGCO, líder mundial na concepção, fabricação e distribuição de equipamentos e soluções agrícolas, apresenta a nova linha de motores CORE, desenvolvida pela AGCO Power, sua marca global de motores, resultado de investimento de 50 milhões de euros (R$ 174 milhões).

Os propulsores à diesel foram projetados para serem compatíveis, no futuro, com combustíveis alternativos, como hidrogênio, etanol, metanol e biogás, buscando a redução das emissões de gases de efeito estufa.

“Com pequenas mudanças, a plataforma dos motores CORE permitirá aplicações híbridas elétricas, com excelente desempenho “, explica Fernando Silva, coordenador comercial AGCO Power. O novo propulsor também é compatível com HVO renováveis, conhecidos como “diesel verde” e produzidos a partir de óleos vegetais hidratados.

Os motores serão fabricados em Linnavuori, na Finlândia, e comercializados inicialmente no mercado europeu, nos tratores Fendt 700 Vario Gen7. O primeiro propulsor é o CORE75, que possui características que garantem versatilidade na potência e um sistema avançado de controle de emissões. Além disso, oferece excelente torque em baixas velocidades, permitindo economia de combustível, bem como menor nível de ruído. O design inovador resulta em benefícios adicionais, como melhor raio de giro, maior distância ao solo e fácil manutenção. Ainda não há previsão para a chegada dos novos motores ao Brasil.

A AGCO Power fabrica motores agrícolas para as marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra. Suas operações no Brasil tiveram início em 1993, em Mogi das Cruzes (SP). Desde então, já foram fabricadas 297 mil unidades. Todas as linhas estão em conformidade com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias (PROCONVE MAR-1), com redução da emissão de poluentes em até 90%. No caso do óxido de nitrogênio (NOx), a redução é de 75% e, em material particulado, 85%, segundo a Anfavea.

A AGCO tem investido continuamente no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias inovadoras e aumento das capacidades de produção. Hoje, fabrica motores a diesel de 3, 4, 6 e 7 cilindros em quatro fábricas, em Linnavuori (Finlândia), Changzhou (China), Mogi das Cruzes (Brasil) e General Rodriguez (Argentina), com o volume de produção de 80 mil motores por ano.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Honda é selecionada, pelo sexto ano consecutivo, para o Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones

Próximo

Corteco mostra passo a passo para troca de roda traseira do Gol

Pular para o conteúdo