A Secretaria de Segurança do Paraná (SESP) recebeu o modelo BYD D1 EV para uma avaliação entre as várias áreas da entidade. Ao longo de aproximadamente 45 dias, o veículo elétrico passou por diversas unidades do órgão estadual, como Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar, Civil e Científica.
“O veículo foi submetido nas ações práticas da segurança pública e administrativas, até para que a gente pudesse extrair todas suas qualidades e para que a avaliação realmente fosse bem executada a fim de nos propiciar conhecimento na hora da aquisição, pois é fundamental conhecer se o veículo atende às ações das nossas corporações. Existe uma intenção, em futuro próximo, de aquisição de veículos elétricos para nossa frota”, destaca Francisco José Batista da Costa, diretor geral SESP/PR.
A utilização de veículos elétricos pela corporação deve contribuir principalmente na economia de combustível, baixo custo com peças de reposição e pouca manutenção da frota, além de reduzir a zero a emissão de carbono e poluentes. O modelo D1 EV foi entregue pela concessionária BYD Servopa, primeira concessionária da marca BYD inaugurada no Sul do país. A unidade, localizada em Curitiba, está entre as 18 concessionárias BYD em operação em todo o território nacional.
“Temos certeza que esta iniciativa vai trazer excelentes resultados ao Governo do Paraná, pioneiro que é no cuidado ao meio ambiente. Assim poderá se tornar o primeiro estado do Brasil a compor veículos 100% elétricos em sua frota. O veículo elétrico já é uma realidade e daremos sempre total apoio ao mercado com as melhores soluções e inovações de mobilidade BYD”, afirma Cristian Letti, gerente de Marcas do Grupo Servopa.
“Esse tipo de teste é a nossa contribuição para a promoção da eletromobilidade no país, pois dá ao poder público a possibilidade de avaliar a grande vantagem deste modal. No Paraná, pudemos demonstrar como esse tipo de veículo sustentável pode ser importante no dia a dia para esses órgãos”, diz Fabio Campos, Gerente de Vendas Corporativas.
Um veículo completo e inovador
Com estilo monovolume, o BYD D1 EV é um modelo 100% elétrico, com 4.390 mm de comprimento, 1.650 mm de altura e 1.850 mm de largura, além 2.800 mm de entre eixos. E esse é apenas dos detalhes que chamam a atenção.
Outro atrativo está relacionado às portas. No lado esquerdo e na dianteira, o modelo dispõe de portas convencionais. Já a traseira direita é do tipo deslizante, de acionamento motorizado, o que facilita muito a entrada e saída dos passageiros do habitáculo. A combinação de maior ângulo de abertura, assoalho plano e menor altura em relação ao solo (12,5 cm) também contribuem para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
O modelo é completo e dispõe de diversos itens de conforto de série, como controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado Dual Zone, acesso por chave presencial e partida por botão. No interior, há suporte para telas de entretenimento e amplo espaço para pernas e bolsas. As luzes de leitura são direcionadas para não ofuscar a visão.
Internamente, o D1 EV traz bancos ergonômicos, para garantir aos ocupantes o conforto necessário para transitar por longas horas. Na frente, a central multimídia de 10,1″ é o destaque e permite o controle de diversas funções do veículo.
O modelo possui ainda slots com porta-copos, carregadores de energia e entradas USB. Ainda é possível selecionar a temperatura do ar-condicionado ou aquecimento, antes de iniciar o trajeto. No geral, o espaço interno é otimizado com assentos sob medida para que os ocupantes tenham uma experiência suave, silenciosa e relaxante, mesmo em percursos mais longos.
Motorização e segurança
O D1 EV entrega 130 cv de potência e 18,3 kgf.m de torque. As baterias de 53 kWh garantem ao veículo 371 quilômetros de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.
Assim como os demais modelos comercializados pela marca no Brasil, o BYD D1 EV conta com a inovadora bateria Blade, que redefiniu os padrões de segurança da indústria de modelos eletrificados. Isso porque foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Quando o assunto é segurança, o modelo dispõe da mais alta tecnologia como, por exemplo, frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW), além de alerta de mudança de faixa por vibração no volante. Destaque ainda para o Driver Monitoring System (DMS), volante com alertas de segurança e funções de resposta, sistema de monitoramento e análise de voz, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.