Stellantis lidera o mercado sul-americano pelo segundo ano consecutivo

A empresa respondeu por 23,12% das vendas de automóveis e comerciais leves na América do Sul

5 minutos de leitura

Pelo segundo ano consecutivo, a Stellantis liderou as vendas de automóveis e comerciais leves na América do Sul e em dois importantes mercados da região – Brasil e Argentina. Além disto, a Stellantis conquistou, em 2022, a liderança no mercado do Chile.

As vendas totais da empresa no último ano superaram a marca de 843 mil veículos na América do Sul, respondendo por uma participação de mercado de 23,12%. Deste total:

– 646,7 mil unidades foram comercializadas no Brasil, com 32,9% de participação de mercado;

– 116,7 mil veículos foram vendidos na Argentina (30,7% de participação);

– 46,7 mil unidades foram emplacadas no Chile (10,9% de participação), e

– 33,7 mil veículos foram comercializados nos demais países sul-americanos.

BRASIL

Fiat é líder e Strada é o mais vendido pelo segundo ano consecutivo – A Fiat liderou o mercado brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Foram 430 mil unidades vendidas em 2022, com 21,9% de participação de mercado. A picape Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo, alcançando a marca de 112.463 unidades comercializadas. A marca também posicionou dois modelos entre os dez mais vendidos no ano: o Mobi, com 72.760 emplacamentos, e o Argo, com 64.022 unidades vendidas.

Jeep conquista liderança de SUVs pelo sétimo ano consecutivo – A Jeep conquistou a liderança no segmento de SUVs pelo sétimo ano seguido. A marca emplacou 137.444 veículos em 2022. A marca representou 20% das vendas do segmento de SUVs e 7% de market share entre todos os veículos vendidos no Brasil. Os modelos Compass e o Commander foram líderes de suas categorias, ao mesmo tempo em que o Compass posicionou-se entre os dez modelos mais vendidos no país.

PEUGEOT tem ano histórico com recorde de vendas – A PEUGEOT encerrou 2022 com a comercialização de 41.740 veículos, um resultado 41% maior do que o registrado no ano anterior. Os bons números garantem à marca uma participação de mercado de 2,1%, o melhor patamar dos últimos oito anos no mercado brasileiro. O destaque da marca foi o PEUGEOT 208, com 29.901 unidades vendidas no ano.

Citroën avança 37% em 2022 e Novo C3 se destaca – As vendas da Citroën cresceram 37% em 2022 em relação ao ano anterior, somando 32 mil veículos emplacados. O destaque de vendas ficou por conta do Novo Citroën C3, que registrou 10.835 unidades emplacadas.

Ram cresce 83% em 2022 – A Ram registrou em 2022 o terceiro ano consecutivo de vendas recordes, com 83% de crescimento em relação ao ano anterior. Foram 5.056 emplacamentos no ano, assegurando à marca a terceira posição no ranking do mercado premium. Em relação aos modelos, o maior destaque foi para a Ram 3500. Lançada no final de março, a topo de linha da marca fechou o ano com 2.201 unidades registradas.

ARGENTINA

A Stellantis lidera o mercado argentino – As vendas da Stellantis na Argentina superaram as 116 mil unidades em 2022, com uma participação de mercado de 30,7%.

Fiat Cronos foi o modelo mais vendido no país, completando 30 meses consecutivos no topo das preferências. Foram mais de 38 mil unidades emplacadas no ano. O modelo PEUGEOT 208 foi o segundo mais vendido, com 25.649 unidades.  E também pelo segundo ano consecutivo, a DS Automobiles alcançou a primeira e segunda colocações do mercado premium, com os modelos SUV DS 7 Crossback e DS 3 Crossback respectivamente.

A empresa também celebrou marcos históricos de produção: 250 mil unidades do Fiat Cronos produzidas na planta de Ferreyra, em Córdoba, e 100 mil unidades do PEUGEOT 208 fabricadas na planta de El Palomar.

CHILE

Stellantis lidera no Chile – A Stellantis liderou o mercado chileno em 2022, com participação de 10,9% nas vendas totais. A conquista é importante, porque o Chile é, atualmente, o segundo maior mercado automotivo da América do Sul.

Entre as marcas da Stellantis, a que mais se destacou no mercado chileno foi a PEUGEOT, que encerrou o ano com participação de vendas de 4,9% e liderança no segmento de veículos comerciais leves. A marca Opel também se destacou por seu acelerado crescimento.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sinais de desgaste no terminal axial

Próximo

Produção e exportação superaram as previsões no fechamento de 2022, enquanto vendas se mantiveram estáveis

Pular para o conteúdo