A empresa de tecnologia ZF iniciou o ano com uma nova configuração de Board Mundial. O Dr. Holger Klein assumiu o cargo de CEO desde 1º de janeiro. Michael Frick, CFO, e o Dr. Peter Laier, responsável por Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, são os novos membros do Board, que foi reduzido de sete para seis membros. Em sua primeira grande aparição do ano, a ZF apresentou produtos para veículos definidos por software e a próxima geração de sistemas de transporte autônomo, no evento de tecnologia Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.
“Junto à equipe do Board Mundial e aos nossos colaboradores em todo o mundo, estou realmente ansioso para concretizar o nosso conceito de mobilidade sustentável, segura e acessível para todos”, disse o CEO Dr. Holger Klein. “Ao mesmo tempo, a proteção do clima, a digitalização, a transformação dos mercados e o ambiente econômico cada vez mais instáveis exigem antecipação e reações rápidas. Nos sentimos confiantes, afinal, nos últimos 108 anos, a ZF provou que sabe como se transformar.”
Dr. Klein ingressou na ZF Friedrichshafen AG em 2014 e foi nomeado para o Board Mundial em 2018. O novo CEO é responsável por Vendas Corporativas, Pesquisa e Desenvolvimento, por Sistemas de Mobilidade Autônoma e pela Divisão de Aftermarket. Michael Frick e o Dr. Peter Laier assumiram suas funções no Board Mundial ao mesmo tempo que o Dr. Klein. O Dr. Laier é responsável por Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, pelo departamento de Produção Corporativa e pela região da Índia. O Sr. Frick, que ingressou na ZF em dezembro de 2022, é Diretor Financeiro desde 1º de janeiro e também é Diretor de Fusões e Aquisições, TI e Digitalização.
Como membro do Board Mundial, o Dr. Martin Fischer agora também comanda a Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos Leves, além de suas responsabilidades anteriores (Divisão de Sistemas de Segurança Passiva e Divisão de Eletrônicos e ADAS regiões da América do Norte e do Sul, Qualidade Corporativa), em seu escritório na região da Ásia-Pacífico dos EUA. O departamento de gerenciamento de materiais – além da Divisão de Tecnologias de Powertrains Elétricos – será gerenciado por Stephan von Schuckmann da Ásia. As responsabilidades de Sabine Jaskula, CHRO (Chief Human Resources Officer), responsável por Recursos Humanos, Sustentabilidade, Jurídico e Conformidade, permanecem inalteradas.
“Com a nova alocação de responsabilidades, agrupamos nossas tarefas, aumentamos a eficiência e focamos na proximidade do cliente na América do Norte e na Ásia”, diz o CEO Klein. “A cooperação intensa e a profunda confiança no desempenho de nossas equipes nas divisões, unidades de negócios e regiões tornaram essa decisão possível.”
Na primeira reunião global de gestão executiva do ano novo em Friedrichshafen, o Dr. Klein enfatizou que a ZF conseguiu bons resultados em tempos difíceis e a empresa desenvolveu ainda mais estrategicamente: “Podemos confiar em nossas capacidades que nos ajudaram a lidar com as transformação e superação de crises. Afinal, a guerra na Ucrânia, com suas amplas consequências, a transição na mobilidade, números fracos de vendas, problemas na cadeia de suprimentos e os efeitos contínuos da pandemia de Covid-19, continuam a nos apresentar tarefas importantes que exigem foco e flexibilidade.”
Nesse cenário, a ZF examinará ainda mais de perto quais tecnologias estão se mostrando particularmente promissoras e como elas podem ser fortalecidas ainda mais. Ao mesmo tempo, a empresa quer reduzir a complexidade em todas as áreas para poder agir mais rapidamente e aproveitar melhor as oportunidades.
A ZF iniciou 2023 com sua participação no evento de tecnologia CES em Las Vegas. Na ocasião, o foco foi em produtos para veículos definidos por software, sistemas de mobilidade autônoma e mobilidade elétrica. Pela primeira vez, a ZF apresentou a nova geração de seu computador de alto desempenho ZF ProAI multidomínio com outra mudança radical no aumento do poder de computação. Os clientes já encomendaram aproximadamente 14 milhões de unidades do ZF ProAI. Espera-se um maior crescimento. Com o ZF ProAI, a ZF pode fornecer um componente importante para futuros conceitos de veículos com unidades de controle central, como shuttles autônomos.
A ZF também apresentou seu shuttle de transporte autônomo de última geração na CES, dotado de condução autônoma Nível 4 e que, portanto, onde a legislação local permitir, será capaz de manobrar no tráfego misto sem uma pessoa para monitoramento. A ZF fechou uma parceria com a Beep, provedora de serviços de mobilidade dos EUA, para usar esses novos shuttles. Está previsto um volume de planejamento de vários milhares de veículos de transporte de nível 4 para uso nos EUA.
Com o Heat Belt, um inovador cinto de segurança aquecível, a ZF mostra como aumentar a autonomia dos veículos elétricos em até 15% em climas frios. Quando combinado com bancos aquecidos e, por exemplo, um volante aquecível, o consumo de energia de um carro elétrico é consideravelmente reduzido em baixas temperaturas, pois não é mais necessário aquecer todo o interior para que os ocupantes se sintam confortáveis. O cinto de segurança aquecível garante uma sensação constante de calor junto ao corpo.
Na coletiva de imprensa anual em Friedrichshafen, agendada para quinta-feira, 16 de março, o CEO Klein e o CFO Frick revisarão o ano fiscal de 2022 e apresentarão uma perspectiva sobre o ano atual e o curso estratégico da ZF.