Jurid destaca como evitar ruídos depois da troca das pastilhas de freio

Além do assentamento correto das pastilhas, reparadores também devem realizar alguns procedimentos em outros componentes do sistema de freio

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A troca das pastilhas de freio exige cuidados que envolvem todo o sistema composto por vários componentes, entre eles, disco e pinça, que precisam ser avaliados durante o reparo. A Jurid do Brasil, fabricante referência em componentes de freios, destaca procedimentos que evitam o ruído, após a substituição das patilhas de freio.

Os componentes devem ser verificados e realizada a troca em caso de desgaste, como é o caso do disco de freio que precisa estar com a superfície plana, livre de ondulações e rebarbas. Do contrário, há necessidade de avaliar se é possível fazer a retificação ou se é necessário efetuar a troca, dependendo do nível de desgaste.

Outro ponto importante relacionado ao disco de freio é que a peça deve estar 100% limpa e isenta de resíduos que possam ser contaminantes, correndo o risco de espelhar o material de atrito da pastilha. A limpeza pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, nunca utilizar produtos derivados de petróleo como gasolina, thinner, etc.

Há o cuidado com os pinos deslizantes da pinça de freio que devem ser lubrificados para garantir a boa movimentação da pinça nos momentos de frenagem. Preferencialmente, a recomendação é usar lubrificantes específicos para pinça de freio que suportem, no mínimo 600°C, para não derreter. A pinça, quando lubrificada com um produto adequado, como o BL-20, da marca Jurid, evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas.

Também é necessário verificar se existem folgas excessivas nos componentes do sistema de freio como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça, onde a pastilha é encaixada. Folgas ocasionam vibrações e, consequentemente, ruídos.

Após a realização de todos esses procedimentos citados acima, o reparador precisa fazer o assentamento correto das pastilhas de freio que acabam de ser instaladas para prevenir ruídos indesejáveis. Para isso, é necessário fazer de 30 a 40 frenagens suaves em velocidade abaixo dos 60 km/h. Frenagens bruscas em alta velocidade em pastilhas, ainda em processo de assentamento, também podem espelhar a superfície do material atrito da pastilha de freio.

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