Dana pisa fundo na Copa Truck 2023

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No próximo domingo, dia 19, vai ter o sinal verde para a edição 2023 da Copa Truck, em Goiânia/GO. E mais uma vez a Dana é patrocinadora, por meio da marca Spicer, desta que é a única competição brasileira de pesos pesados. A Spicer é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia, e está presente nos eixos dianteiros e cardans em 95% dos caminhões que saem das fábricas.

A marca Spicer estará presente em placas de pista, isomarcas, no pódio, conteúdos digitais, de imprensa e branded contents.

E novamente, o patrocínio vai contar com a torcida Spicer, pra lá de animada, e que não se cansa de mandar boas vibrações para o piloto Jô81 e seu super truck Volks, da equipe Odapel Racing/R9, também com apoio da marca. A torcida Spicer faz parte do Dana Racing, projeto de relacionamento com clientes focado em competições automobilísticas. Através do Dana Racing clientes e parceiros terão acesso a ingressos e serão recebidos pelo time da Dana nos paddocks dos autódromos que sediam as provas.

“A marca que está presente em quase todos os caminhões que saem de fábrica no país não poderia deixar de estar no maior evento esportivo da categoria truck, novamente”, explica Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.

Além de apoiar e patrocinar a categoria de maior expressão em veículos pesados, os componentes Dana estão presentes nas linhas de montagem de todas as marcas participantes e equipam os gigantes que disputam as provas nos autódromos em todo o Brasil.

O regulamento esportivo para 2023 permanece sendo o mesmo dos anos anteriores, assim como o formato de treinos livres na sexta, classificação no sábado e corridas no domingo. A nação truck poderá acompanhar esta edição, o ao vivo, pela TV Bandeirantes, SportTV e nos canais da categoria no YouTube e Facebook. A definição do grid segue sendo transmitida de forma exclusiva ao vivo nos canais digitais da categoria.

Caminhões modificados

Os caminhões da Copa Truck recebem diversas modificações para correr. Neles, há menor distância entre o solo e o chassi, suspensão adaptada, cabine menor, assim como a distância entre eixos e, é claro, o painel, que recebe aparelhos de maior precisão para facilitar no controle do piloto. A maior transformação acontece no motor do caminhão da Fórmula Truck, adaptado para ganhar potência e força. Enquanto um caminhão de rua tem potência de 420 cv, por exemplo, os F-Truck chegam a 1.100 cv. Outra diferença está no regime de giros do motor, pois um caminhão de rua atinge cerca de 2.100 rpm, enquanto caminhões de pista podem chegar facilmente a 3.700 rpm.
A cabine é mais curta que o de um caminhão de rua e quase tudo é retirado com o objetivo de diminuir o peso de sua estrutura deixando o veículo leve para que ele possa correr mais: uma economia de quase 7 toneladas. Enquanto um F-Truck pesa em média 4.200 kg e um modelo na rua pode ultrapassar a barreira dos 11 mil kg.

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