Parcial de autos e leves base 12/04/2023

6 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

E-mail consultores.cavalcante@gmail.com 

O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até o dia 12 de abril 52.825 unidades, esse volume representa um crescimento de 9,09% em relação ao mesmo período do ano anterior e um avanço de 9,59% ante o mês de março.

A média diária nesse período é de 7.546 veículos, o mês tem apenas 18 dias úteis contra 23 de março, os dados atuais projetam vendas entre 146 mil até 155 mil unidades.

As vendas no varejo nessa parcial participaram com 53,47% totalizando 28.246 unidades e o varejo 46,53% totalizando 24.579 veículos.

O volume acumulado até o dia doze é de 489.629 veículos, o que representa um crescimento de 15,76% em relação ao fraco desempenho do início do ano anterior.

Conforme apontamos em nosso artigo do fechamento do trimestre, o setor continua alavancado pelas vendas para as locadoras, segundo apurado pela Anfavea, o setor de locação teve um crescimento nas compras de 93% no mês de março.

A Anfavea projetou para o ano de 2023 uma venda total de automóveis e comerciais leves de 2.040.000, o 1º trimestre representou 21,41% do projetado, na média dos últimos 5 anos o primeiro trimestre contribuiu com 23% do realizado, o que nos deixa com um saldo negativo acima de 30.000 unidades, se o ritmo for mantido poderemos encerrar o ano com números abaixo de 2 milhões de unidades.

A queda na demanda e o crescimento dos estoques tende a provocar redução das margens, equação sempre delicada para concessionários e fabricantes, conforme já citamos a chave virou, agora é hora de corrigir o rumo com boas estratégias comerciais.

Quem deixou de investir em treinamentos, aperfeiçoamento de gestão e acima de tudo em processos de qualidade, terá maiores dificuldades nesse cenário atual, equipes motivadas, estruturas adequadas e processos alinhados com as estratégias, com certeza serão um diferencial.

Boa leitura e sucesso.

COMPARATIVO DE MARCAS – VENDAS MENSAIS

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Fiat segue tranquila na liderança, suas vendas mensais crescem 6,75% em relação ao mês anterior, no acumulado a marca abre quase 29 mil veículos de vantagem para o segundo colocado. Suas entregas no mês estão concentradas 61,35% no atacado.

Nos últimos 3 anos a FCA liderou as vendas para o setor de locação, somente em 2022 foram entregues 167.986 veículos, esse volume equivale a 28,50% do total de compras do segmento de locação e 30% da carteira da FCA.

A GM mantém o ritmo e permanece na segunda posição, suas vendas no mês anotam um crescimento de 20,20%, no acumulado do ano seu volume cresce 38,98% ante 2022. Seus emplacamentos estão concentradas 55,36% no varejo. Em 2022 a GM vendeu para o setor de locação 76.215 unidades o equivalente a 25% de sua carteira, relembrando que a marca liderou as vendas para o setor de locação entre os anos de 2015 até 2019.

A VW fecha o trio, com certeza as paralisações já programadas vão comprometer o desempenho da marca em abril, suas vendas mensais anotam um crescimento de 27,93% ante o mês de março e estão concentradas 51,52% no atacado. Em 2022 a marca foi a 2ª que mais vendeu para o setor de locação, foram entregues 97.974 veículos, o equivalente a 36,5% de sua carteira, o modelo VW/GOL foi o mais vendido para as locadoras, foram entregues 45.796 unidades.

A Hyundai turbinada pelos emplacamentos para as locadoras está na quarta posição, suas vendas mensais anotam um crescimento de 7,58% em relação ao mês de março, no acumulado do ano a marca coreana permanece na 5ª posição e registra uma queda de 6,73%. Suas entregas no mês estão concentradas 54,26% no atacado. Em 2022 a Hyundai vendeu para o setor de locação 59.187 unidades, o que equivale a 32% de sua carteira. Conforme já citamos a marca mudou sua estratégia, até 2021 as entregas para o setor de locação não ultrapassavam 10% de sua carteira, seu volume para as locadoras cresceu 264% entre os anos de 2021 e 2022.

Destaque positivo para o desempenho da Honda, a marca japonesa anota um crescimento de 53% em relação ao mês de março, no acumulado ela permanece na oitava posição, com vantagem de apenas uma unidade para a Nissan.

RANKING DE MODELOS – PARCIAL 12/04/2023

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A liderança na parcial é do Hyundai HB20 com 3.524 unidades, 76,96% de suas entregas foram para o atacado, fecha o trio da parcial Fiat/Strada e GM/Onix.

Outras análises serão feitas na próxima semana, fiquem a vontade para comentários e sugestões.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Gates apresenta inovações em correias e sistemas de arrefecimento na Automec

Próximo

Nakata apresenta nova websérie “Tecnologia nas Pistas”

Pular para o conteúdo