As mulheres representam 35% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas no país (equivalente a 25,8 milhões de pessoas). De acordo com dados do Denatran, em 2017, elas demandaram 46% do atendimento em oficinas mecânicas. Os dados mostram que o interesse das mulheres pelo universo dos carros cresce a cada dia e, para atender a essa demanda, o projeto Elas Podem, uma das iniciativas contempladas no Edital 2022 da Fundação Toyota do Brasil, vai qualificar 20 mulheres cis e trans, com mais de 18 anos, que vivem em Campinas (SP) e região para atuarem com mecânica automotiva.
O projeto tem por objetivo promover o empoderamento social e econômico de mulheres por meio de qualificação profissional. O curso será gratuito e haverá ajuda financeira para o deslocamento das alunas até as aulas. Ao longo dos 8 meses de curso, as alunas do projeto, elaborado pela OSC Associação de Assistência Social São João Vianney, terão oficinas de mecânica automotiva, oferecidas em parceria com a Escola do Mecânico, e de Gestão e Empreendedorismo, com apoio do SEBRAE Campinas. As turmas começam em abril de 2023. Além do ODS 5, o Projeto Elas Podem também está conectado aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).
Como se inscrever
As inscrições estarão abertas a partir do dia 13 de Março. As interessadas devem entrar em contato por telefone (19) 3276-5423, ou pelo WhatsApp (19) 98981-0094 ou comparecer na Associação, portando RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, não sendo preciso agendar horário. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas, 20 para Oficina de Mecânica Automotiva + Gestão de Negócios e 10 somente para a Oficina de Gestão de Negócios para pessoas que queiram empreender em outras áreas de atuação.
As participantes receberão certificação da Escola do Mecânico, além de certificação do SEBRAE, que permite o acesso à linha de crédito para que deem início aos próprios negócios, caso desejem.
O Projeto Elas Podem terá visão 360° para as participantes
A Associação promoverá também encontros sociais para abordar temáticas como empoderamento, igualdade, autoestima, saúde da mulher e etiqueta no trabalho, além de promover a criatividade e oportunizar o conhecimento acerca das leis e seus direitos. Ainda, como forma de minimizar a vulnerabilidade, as participantes serão acompanhadas pela Assistente Social e Psicóloga da Associação, com profissionais que prestarão apoio para encaminhamentos diversos, cesta básica, acesso ao bazar de roupas e outros serviços que se mostrarem necessários.
“Para além de qualificar mulheres, é preciso fornecer as ferramentas para que elas sejam absorvidas pelo mercado de trabalho e consigam a tão sonhada recolocação profissional. Por isso, parcerias como a do Projeto Elas Podem, realizada juntamente com a Vianney, o Sebrae e a Escola do Mecânico, que dão um apoio 360° nas partes técnicas, emocionais/psicológicas e de gestão para as mulheres assistidas têm sido o nosso foco de atuação recente”, ressalta Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
“O projeto Elas Podem além de oportunizar a capacitação profissional em mecânica automotiva e desenvolvimento em gestão e empreendedorismo, oferecerá às mulheres participantes o acompanhamento, suporte e apoio integral da equipe técnica da Vianney para que elas conheçam e desenvolvam seus potenciais, contando inclusive com suporte psicológico e social para que possam realizar o planejamento de seus projetos de vida e fortalecer a autoestima de cada uma delas. Um avanço para a sociedade como um todo, considerando a representatividade e empoderamento feminino retratados pelo projeto, além do desenvolvimento social envolvido.” afirma Meires Piacente, Diretora da Associação de Assistência Social São João Vianney, que é uma das responsáveis pela condução do projeto na organização.
“O Sebrae acredita na força do Projeto Elas Podem e busca alavancar a formação para o trabalho das participantes oferecendo capacitação em gestão e empreendedorismo”, destaca Nílcio Caibar de Souza Freitas, gerente regional do Sebrae em Campinas.
Na visão de Sandra Nalli, dona da Escola do Mecânico, é necessário encorajar mulheres a partir de depoimentos de outras que tiveram sucesso nesse setor, e mostrar que são capazes de estarem onde quiserem. Mas, para essa trajetória acontecer é importante dar oportunidade. A executiva diz que, a partir de 2014, a participação das mulheres aumentou no setor e, hoje, elas representam 10% do total de alunos da escola, e isso é muito positivo.
Comunidade do entorno também será beneficiada pelo projeto
Como a inclusão e respeito a diversidade e o enfrentamento a violência de gênero se provam uma responsabilidade coletiva, o projeto Elas Podem organizará palestras abertas à comunidade do entorno da instituição, impactando cerca de 400 pessoas. Nos encontros, serão abordados temas como: a saúde da mulher e qualidade de vida; os direitos da mulher e à rede social de apoio; gestão de negócios e dicas essenciais para a sustentabilidade, além de finanças pessoais e equilíbrio financeiro.