Com mais de 60 anos de tradição na fabricação de itens de fricção para veículos, como pastilhas e lonas, agora a Cobreq, marca da multinacional TMD Friction, inova sua linha de produtos e amplia seu portfólio com o lançamento de sua linha de cilindros mestre.
O projeto técnico e construtivo dos cilindros mestre Cobreq garantem excelente qualidade, proporcionando baixa manutenção e desempenho acima da média quando comparado com itens semelhantes, atendendo também aos requisitos internacionais de ruído, vibrações e aspereza da indústria automotiva.
São 86 códigos de peças para veículos nacionais e importados, contemplando mais de 85% da frota nacional. A novidade vai estar disponível nas distribuidoras já no início de maio.
O que é um cilindro mestre?
O cilindro mestre é um importante componente para a segurança do sistema de freio, trabalhando em conjunto com os demais produtos fabricados pela marca (pastilhas, sapatas com lonas e fluidos de freio), pois ele converte a força mecânica em pressão hidráulica, levando o veículo a desacelerar gradual ou repentinamente conforme atuação do acionamento no pedal.
Quais partes compõem um cilindro mestre?
Os cilindros mestre da Cobreq são formados basicamente por seis partes. Confira abaixo cada uma delas e suas principais funções:
- Corpo – O corpo do cilindro mestre possui furos que conduzem o fluido de freio para as rodas do veículo, além destes, os orifícios de alimentação e compensação conectam o reservatório a parte interna da peça.
- Reservatório – O reservatório pode ser acoplado ou independente. É produzido com plásticos de engenharia resistentes e compatíveis com o fluido de freio. Sua função principal é fornecer ao cilindro mestre fluido de freio suficiente para evitar a entrada de ar. A borracha de vedação acoplada ao reservatório, possui baixa deformação permanente e alta resiliência – mesmo sob temperaturas elevadas. Além disso, a tampa de cobertura do êmbolo e o protetor removível das entradas dos cabos condutores, garantem a total assepsia interna da peça, livrando-a de contaminantes externos antes da instalação.
- Válvula de Pressão – A válvula de pressão residual é responsável por assegurar o sistema sobre pressão positiva, mesmo sem o acionamento dos freios.
- Mola de Retorno – É responsável pelo retorno do pistão interno do cilindro mestre quando o freio não é acionado, empurrando o pistão de volta a sua posição inicial.
- Pistão – É o principal componente do cilindro mestre, dividindo- o em duas câmaras, a de alimentação e a de pressão. O pistão é acionado pela haste proveniente do servo freio, que encaixa na parte traseira do pistão, onde uma gaxeta impede a fuga do fluido de freio.
- Gaxetas Primária e Secundária – São fabricadas em borracha resistente a deformações e corrosão para superarem o contato com o fluido de freio. Sua função é de vedação, impedindo que o fluido contido na câmara escape e cause vazamentos.
Importante: Sempre que for realizada a manutenção do sistema de freios, é necessária a troca do fluido, seguindo sempre as especificações contidas no Manual do Proprietário do veículo.
Tecnologia
Projetados com precisão e seguindo os mais rígidos padrões mundiais exigidos pelas montadoras, os cilindros mestre da Cobreq são fabricados em ferro fundido HT250 ou alumínio ZL 101A. A liga de HT250 possui composição com excelente resistência a variações de temperatura, desgaste e amortecimento de vibração, o que garante um material com grande aplicabilidade mecânica.
Estes itens recebem ainda um revestimento de zinco em toda a superfície assegurando uma proteção extra contra oxidação, além de ampliar a capacidade de suportar impactos. Os cilindros em alumínio ZL 101A contam com uma composição química especial que garante resistência e alta maleabilidade ao material, tornando-o perfeito para produção de itens com formato complexo e resistência robusta. Sua leveza contribui para o menor consumo de combustível, menor desgaste, mais eficiência e capacidade de carga.
“O lançamento da linha de cilindros mestre Cobreq vem para completar ainda mais nossa preocupação em oferecer peças de resistência e qualidade para o sistema de freios, tão fundamental para a segurança dos veículos.”, explica Raulincom Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction/Cobreq apesar de nova, essa linha já abrange grande parte de nossa frota, proporcionando para os reparadores também mais uma opção na hora da manutenção dos veículos na oficina.”, finaliza.
Para saber mais sobre os produtos, aplicações ou informações da marca, visite o estande da TMD Friction/Cobreq E120 na Automec, onde os Consultores Técnicos da marca estarão à disposição para esclarecimentos e informações sobre as marcas da empresa.
Serviço:
15ª AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 25 a 29 de Abril de 2023
Horário: das 13h às 21h – Sáb das 09h às 17h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda
Estande: E120