A maior feira agrícola da América Latina, a Agrishow, movimentou mais de meio bilhão (R$ 520 milhões) em cinco dias de programação, atraindo cerca de 195 mil visitantes para Ribeirão Preto, em sua maioria produtores rurais, de acordo com pesquisa realizada de 1 a 5 de maio pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP).
“A feira é um catalizador de negócios para empreendedores do segmento agrícola e uma vitrine aos produtores rurais e todo o potencial turístico da região, que certamente se beneficia dessa grande visibilidade”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. O gasto médio de cada visitante durante o evento foi de cerca de três mil reais
A maior parte do público era do gênero masculino (64,67%), tinha entre 30 e 39 anos (24,57%), e se deslocou de municípios do próprio estado de SP (75,56%). Também foram registrados interesses além da feira agrícola, o que incluiu atrativos gastronômicos (45,34%), bares e vida noturna (18,63%) de Ribeirão, segundo os atrativos.
A permanência média do visitante foi de 1,8 dias e mais da metade (57,83%) era excursionista, como são chamados os visitantes que passam apenas o dia no local do evento. Entre os que pernoitaram na cidade, a maioria se hospedou em hotéis (53,2%) de Ribeirão Preto, cidades próximas ou na casa de residência de amigos ou parentes (14,29%).
De acordo com a organização da feira, foram gerados R$ 13,2 bilhões em negócios e intenções de compra de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem. O valor representa um crescimento real de 9% em relação ao ano anterior.