A energia solar tem sido uma fonte por excelência das empresas para tanto para reduzir os custos como também assegurar o fornecimento de eletricidade sem depender da rede pública e de maneira mais sustentável. E os centros logísticos podem contar com novo recurso tecnológico para aproveitar ao máximo a energia gerada pela usina fotovoltaica também para abastecer a sua frota de empilhadeiras, veículos autoguiados (AGVs) e plataformas elevatórias usados na carga e descarga de mercadoria, de maneira controlada e de acordo com as suas necessidades.
A Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em equipamentos e soluções para carregamento de baterias de veículos elétricos de carga, acaba de atualizar o sistema de gestão de carga de frotas na nuvem, Charge & Connect, com um recurso que permite ao operador reduzir ainda mais e até zerar o consumo de eletricidade para abastecer as empilhadeiras e outros maquinários.
Sustentabilidade com o toque de um botão
A nova função, denominada PV Connect, combina o sistema de carregamento inteligente dos carregadores com a eficiência e a performance dos inversores fotovoltaicos da marca. Ou seja, enquanto os carregadores Selectiva (para baterias de chumbo ácido) com tecnologia RI, e SelectIon (para baterias de íon-lítio) promovem carregamento seguro e com economia, fornecendo energia gradualmente, de acordo com o nível de descarga das baterias, o PV Connect permite que o operador da empilhadeira planeje e sincronize o carregamento das baterias das empilhadeiras de maneira ideal, de acordo com as horas de pico de geração de energia solar.
Combinado com o algoritmo de carregamento de balanceamento de carga, o usuário pode ajustar seus processos de carregamento com base na disponibilidade de energia fotovoltaica e programar quando será utilizada. Com esse recurso, também é possível reduz os picos de carga, sem depender totalmente dos fornecedores de energia.
Pelo dashboard do sistema, o usuário pode configurar a carga para o modo PV maximum, quando quiser carregar uma quantidade máxima de baterias usando toda energia fotovoltaica produzida disponível. Ou programar para o modo o PV-optimum, que ajusta de forma ideal o carregamento das baterias necessárias à energia fotovoltaica disponível, para aumentar a taxa de cobertura entre a potência necessária e a potência fotovoltaica.
“Essa nova tecnologia chega no momento em que é preciso otimizar mais do que nunca o uso da eletricidade produzida pela fonte natural, para que as empresas que estão aderindo ao sistema de energia solar a partir deste ano consigam obter maior redução possível na conta de luz, mesmo com a tarifação sobre eletricidade excedente jogada na rede publica imposta pela nova legislação”, afirma Mariana Kroker, diretora de vendas da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil.