Aprovada pelo CADE – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica sem restrições em dezembro de 2020, acionistas da Fiat Chrysler (FCA) e da PSA, dona da Peugeot e Citroen, concluem a fusão iniciada em 2019. Com isso nasce a 4ª maior montadora de veículos do mundo, somando um total de 14 marcas. Em uma assembleia especial de acionistas, o acordo para formar a nova empresa chamada Stellantis foi apoiado pelos principais investidores, incluindo a família Peugeot, a chinesa Dongfeng e o Estado francês, via Bpifrance.
Todos os outros acionistas da PSA apoiaram o negócio em uma segunda reunião realizada online com uma taxa de aprovação de 99,85% entre os votos expressos. “Estamos prontos para esta fusão”, disse o presidente-executivo da PSA, Carlos Tavares, acrescentando que a data para o fechamento do negócio será anunciada em breve se todas as aprovações dos acionistas forem concedidas. Ele disse que o acordo agora passou em todos os testes regulatórios. Tavares, que assumirá o comando do grupo resultante da fusão, terá de recuperar os negócios da montadora na China, racionalizar o grupo em expansão e lidar com um enorme excesso de capacidade, bem como se concentrar em novas tecnologias como eletrificação, direção autônoma e conectividade.
A Stellantis terá 14 marcas, incluindo Fiat, Chrysler, Maserati, Jeep, Abarth, Alfa Romeo, Lancia, Dodge e Ram, da FCA, além de Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS da PSA.
Mais sobre a fusão
Em 2019, quando anunciaram as negociações para a fusão, PSA e FCA divulgaram números e ações a serem executadas pela Stellantis.
- Fusão criará a 4ª maior fabricante de veículos do mundo;
- A FCA teria acesso às plataformas de veículos mais modernas da PSA, ajudando-a a cumprir regras rígidas de novas emissões;
- Todos os segmentos serão considerados, de carros de luxo, a SUVs, picapes e comerciais leves;
- Ainda não há previsão de quando será apresentado o primeiro modelo da fusão;
- Foco será em duas plataformas: uma pequena e uma compacta/média;
- Total de 5 bilhões de euros em economias anuais;
- Custo total para alcançar essas economias é estimado em 4 bilhões de euros;
- Fusão terá proporção 50/50;
- Empresa controladora do grupo será sediada na Holanda;
- Não são considerados fechamentos de fábricas;
- O atual executivo-chefe da Peugeot, Carlos Tavares, será o CEO e membro do conselho em um mandato inicial de 5 anos;
O atual presidente da FCA, John Elkann, será o presidente do novo grupo;