Há 25 anos a fábrica da HPE, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, era inaugurada na cidade de Catalão, interior de Goiás. Em todos esses anos, mais de 800 mil veículos de ambas as marcas saíram das linhas de montagem e viraram sinônimos de robustez, resistência e oferecem a clientes de todo o Brasil a possibilidade de um estilo de vida 4×4, mais conectado à natureza, mais propício à grandes viagens de forma confortável e segura. Os modelos também são considerados um excelente instrumento de trabalho para o agronegócio, mineradoras, além de diversos outros tipos de uso extremos.
Mais do que produzir veículos de qualidade, a fábrica da HPE é a única no Brasil que fabrica dentro de suas linhas de montagem veículos totalmente customizados destinados a atender aos mais diferentes tipos de necessidades.
Um exemplo disso são os veículos totalmente adaptados para competição, como o caso dos modelos que disputam há quase 25 anos a Mitsubishi Cup, que são 100% customizados em Catalão.
Além deles, modelos destinados a mineradoras, empresas de energia e construção – cujas estruturas são totalmente reforçadas por conta das condições severas de uso –, viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros, além de órgãos governamentais de todas as instâncias, têm seus veículos Mitsubishi e Suzuki de frota totalmente adaptados para suas necessidades.
Diferente de modelos enviados para empresas terceiras onde são desmontados e só depois adaptados, os processos de customização realizados na fábrica da HPE são realizados ainda durante as etapas da construção do veículo em questão. Isso permite a total manutenção da garantia de fábrica, além de assegurar os mesmos níveis de qualidade de um veículo não adaptado que sai das linhas de montagem em todos os aspectos: desde estruturais até em relação à pintura e acabamentos.
Atualmente, os veículos customizados são responsáveis por uma média anual de 15% de toda a produção da fábrica – em 2022 foram mais de 3,8 mil unidades customizadas produzidas diante de 23 mil veículos Mitsubishi produzidos no ano todo (chegando a 20% de toda a fabricação). Anualmente esse número vem crescendo, em 2019, eram 1,9 mil unidades customizadas.
Dentre os acessórios que podem ser 100% customizados estão:
- Abertura total dos vidros traseiros com descida expressa.
- Aplicação de X-Liner na caçamba
- Bagageiro especial tipo cesto para teto
- Bateria auxiliar 70Ah
- Capota de fibra com designs diversos de acordo com a aplicação
- Carpete do assoalho e sobre tapetes especialmente revestidos em borracha
- Compartimento de detidos (cela) ancorada estruturalmente, climatizada e monitorada
- Estribos laterais
- Pacote de reforços estruturais e suspensão Heavy Duty
- Para-choques de remoção e intervenção dotado ou não de protetores de faróis e guincho
- Protetores de transmissão / Câmbio / Tanque / Carter / ABS
- Snorkel
- Grafismo na carroceria de acordo com as especificações do órgão
- Blindagem veicular
- Escudo balístico
Customização
Dado ao amplo conhecimento e flexibilidade na implementação das adaptações diretamente na linha de produção, a HPE consegue atender de forma personalizada as necessidades de seus clientes no que tange à customização de veículos.
Como forma de manter a qualidade de seus carros especiais, independentemente da customização a ser realizada e do tipo de uso solicitado pelo cliente, a fábrica da HPE Automotores prevê uma média de tempo de produção para cada veículo. A depender da complexidade de cada um e de cada customização, o tempo varia entre 36 horas, para adaptações simples, e 80 horas para adaptações mais complexas.
Hoje, a fábrica em Catalão conta com cerca de 45 operadores autorizados para as customizações de veículos distribuídos em equipes de Body Shop, Pintura e Montagem Final. O diferencial neste quesito é a existência de uma equipe exclusiva para a montagem das adaptações desses veículos.
Etapas de customização
As três principais áreas relacionadas à customização de veículos são: Body Shop, Pintura e Montagem.
Na etapa de Body Shop são realizadas as soldas de reforços e adaptações diretamente nas carrocerias, o que garante a qualidade e robustez do produto desde a primeira etapa de sua fabricação.
Já com sua estrutura totalmente adaptada, os modelos recebem componentes como estribos, quebra mato dianteiro, cela para transporte de pessoas ou animais, giroflex, rádio transmissor, snorkel, estribos, pranchas de desencalhe, entre outros “acessórios” adequados para cada tipo de veículo ainda nos processos de finalização. Muitos desses componentes são produzidos dentro da fábrica da HPE especialmente para o veículo em questão.
A maioria desses acessórios são pintados seguindo os mesmos processos de pinturas as quais as carrocerias passam, o que garantem uma cor uniforme e de qualidade. O setor de Body Shop também é capaz de criar pinturas em cores totalmente personalizadas em em tons variados dentro da mesma carroceria, caso, por exemplo, das camuflagens, produzidas de forma manual diretamente nos processos de pintura.
Nesta segunda etapa de Pintura, uma das vantagens, além das demais já citadas anteriormente, é o processo 100% manual para determinadas personalizações. Como forma de evitar desbotamentos e garantir a qualidade da pintura, o que não é possível garantir com uma adesivagem mesmo que à prova d’água e luminosidade extrema, colaboradores da HPE são designados especificamente para a customização feita à mão.
Já na última etapa dos processos, na Montagem, são realizadas adaptações elétricas dos veículos, montagens de carpetes adaptados e de componentes especiais (cela de detenção, capota de fibra, anteparo de armas, sinalizadores visuais e acústicos, radiocomunicador, quebra mato, película de proteção solar entre outros), além da colocação de grafismos.
L200 Triton Savana – uma picape brasileira
A alta capacidade de customização presente na fábrica da HPE em Catalão permite que versões dos veículos Mitsubishi e Suzuki sejam criadas especialmente para o mercado brasileiro.
É o caso da linha L200 Triton Savana. Apresentada pela primeira vez em 2004, a picape traz apelo totalmente focado no fora de estrada e é uma versão criada especialmente para atender aos mais distintos perfis de público de todas as regiões do Brasil: praticantes de esportes outdoor, amantes das trilhas, profissionais do campo, entre outros.
Sua quinta geração foi lançada recentemente no mercado brasileiro e traz acessórios como snorkel, bagageiro antirriscos, prancha de desencalhe, jogo de pneus GoodYear Duratrack exclusivos, assim como as opções de cores da carroceria e detalhes no interior.
25 anos da fábrica da HPE em Catalão
Inaugurada em 1998, a fábrica da HPE foi a primeira montadora de veículos 100 nacional. Ela também foi a primeira a se instalar no estado de Goiás. Atualmente, ela ocupa uma área de 247 mil metros quadrados na cidade de Catalão, próximo à divisa com Minas Gerais.
A unidade fabril já recebeu, ao longo dos anos, mais de 1 billhão de dólares de investimentos, vindos de capital 100% nacional. Desde então, já foram produzidos veículos como L200 Triton, Eclipse Cross, Outlander Sport, ASX, Pajero TR4, Pajero Dakar, Pajero Sport e Lancer, além da linha Suzuki Jimny.
Durante essas mais de duas décadas, os investimentos foram divididos em “Projetos”, responsáveis pela ampliação da capacidade produtiva e na produção de novos produtos.
Em 2000, deu-se início ao Projeto Anhanguera I com investimento de US$ 100 milhões, dividido em três fases, com o objetivo principal de lançar novos modelos, verticalizar os processos de produção e implantar o sistema de pintura, já na primeira fase.
Na Fase 2, que começou em 2004, foram construídos os edifícios de moldagem de plásticos, P&A, prédio para veículos especiais, além da ampliação do prédio de produção. Tudo isso possibilitou a fabricação de mais um modelo, o Pajero Sport.
Já na Fase 3, que começou em 2007, foi ampliada a área de solda de carrocerias, do armazém de materiais e começou a produção do quinto produto, a L200 Triton. Neste mesmo ano, a fábrica da Mitsubishi Motors comemorou outro grande feito: 100.000 veículos produzidos em Catalão.
No início de 2008, um importante marco: o lançamento do Pajero TR4 Flex, o primeiro veículo bicombustível da Mitsubishi Motors no mundo. Na sequência, vieram outras duas conquistas inéditas para a marca: o Pajero Sport Flex (primeiro motor V6 Flex do mercado) e a L200 Triton Flex (primeira picape cabine dupla 4×4 Flex). Com este mesmo motor, a picape tornou-se o primeiro veículo bicombustível a vencer uma prova internacional, o Rally dos Sertões, em 2010.
No final da Fase 3, a área construída chegou a quase 100.000 m2.
Em 2010, iniciou-se o mais ambicioso plano até então. O Anhanguera II nascia com o objetivo de produzir quatro novos modelos e mais do que dobrar a planta da fábrica com um investimento de R$ 1,1 bilhão. Já em 2011, o Pajero Dakar foi o sexto produto a ser produzido na fábrica de Catalão.
Em 2012, a fábrica passou a produzir a linha Suzuki Jimny, um dos modelos 4×4 mais versáteis do mercado brasileiro.
Em 2013, outro importante feito: a inauguração da fábrica de motores, a primeira fora do Japão – e que já produziu mais de 150 mil motores. No mesmo ano, começou a produção do ASX, o veículo mais tecnológico produzido na planta até então e, em 2014, foi a vez do Lancer Sedã entrar em produção no Brasil.
Em 2015, foi inaugurada a nova planta de pintura: um prédio com três andares que se tornou uma das mais modernas e versáteis do Brasil, capaz de pintar até 10 cores em um único dia.
Já em 2018, a fábrica foi totalmente preparada para a produção do SUV Eclipse Cross, que até hoje ocupa as linhas de montagem da fábrica. Em 2020 foi a vez do Outlander Sport passar a ser produzido na unidade.
Mais do que veículos totalmente customizados, a fábrica da HPE em Catalão produz atualmente toda a linha de picapes Mitsubishi L200 Triton além de todas as versões do SUV Mitsubishi Eclipse Cross comercializadas no Brasil.
Atualmente a fábrica da HPE em Catalão está instalada em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, das quais 300 mil m2 são de área construída.
Ela gera atualmente cerca de 2 mil empregos diretos além de outros milhares de empregos indiretos, dos quais mais de 90% da mão de obra atuante é da região de Catalão. A fábrica faz com que a HPE gere a maior receita de impostos como o ICMS ao município goiano.
Para o futuro próximo, a HPE prevê mais rodadas de investimentos que visam colocar as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos em um novo e promissor ciclo de crescimento.