O cenário do mês foi confuso, enquanto as concessionárias comemoravam o crescimento do movimento e das vendas em função do lançamento do Programa de Incentivo, as montadoras anunciavam paralisações da produção, em função da queda nas compras das locadoras e grandes frotistas, outra dificuldade foi o faturamento dos veículos, estimamos que aproximadamente 15 mil veículos vendidos em junho, devem serem faturados em julho.
Conforme já mencionamos em artigos anteriores, o programa de Incentivo do Setor, lançado do dia 05 teve uma série de erros, primeiro o comunicado antecipado no final de maio, o que gerou a postergação das compras de mais de 25 mil veículos, depois a burocracia para que as montadoras se enquadrassem no programa, que só aconteceu no dia 12 de junho e para fechar com chave de ouro, a exclusividade dos descontos para pessoas físicas, por quinze dias, que depois foram ampliados para 30 dias, sendo assim os grandes frotistas, principalmente as locadoras, deixaram de comprar nesse período mais de 50 mil veículos.
Os recursos que eram de R$500 milhões fecharam o mês de junho sendo totalmente utilizados, o Governo anunciou no dia 28 um valor adicional de R$300 milhões, que devem atender principalmente as locadoras, mas a formalização só ocorreu no dia 30/06 em edição extra do Diário Oficial após às 20:00hs.
Agora vamos a prévia do fechamento do mês de junho, nossas análises são parciais e estão sujeitas a pequenas variações, como sempre vamos rechear nosso artigo com gráficos e análises.
O setor de automóveis e comerciais leves vendeu no mês de junho 179.644 unidades, esse volume representa um crescimento de 8% em relação ao mês anterior e avança 8,57% ante 2022.
No acumulado do ano já foram vendidos 934.495 unidades, anotando um crescimento de 9,75% em relação ao 1º semestre de 2022, destacamos que no ano anterior os primeiros seis meses foram impactados negativamente pela crise dos semicondutores, na comparação com o período pré pandemia as vendas recuam 25,17%.
No gráfico acima é possível perceber que as vendas acumuladas ficaram abaixo inclusive do ano de 2021, o resultado do semestre ficou próximo ao realizado no ano de 2016, quando foram vendidos 951.206 veículos.
As vendas no varejo em função do programa de incentivo cresceram 17,44% em relação ao mês anterior, totalizando 101.713 unidades no mês de junho, a participação foi de 56,62%.
O atacado em junho foi negativamente impactado pela MP1175, que restringiu as compras de pessoas jurídicas de veículos beneficiados pelos incentivos/descontos, o mês de junho fechou uma queda de -2,28%, foram vendidos 77.931 veículos, a participação 43,38%.
ANÁLISE DE MARCAS DE AUTOS E LEVES – BRASIL
Entre as marcas que foram beneficiadas pelo programa de incentivo seis registraram quedas nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, no geral 15 montadoras venderam abaixo do realizado no mês de maio.
A liderança segue tranquila com a Fiat, a marca liderou as vendas de junho em 85% dos Estados mais o Distrito Federal, as vendas do mês foram 23,12% acima do realizado em maio, no acumulado do ano já foram vendidos 206.891 veículos, a montadora registra um crescimento de 10,50% ante 2022 e avança 20,69% em relação ao período pré pandemia. A FCA/Fiat ficou com 42% dos recursos do Programa de Incentivos, acumulando R$210 milhões em créditos tributários, seus modelos elegíveis aos descontos registraram um crescimento médio de 29,55%.
A VW fechou o segundo mês consecutivo na liderança, suas vendas anotaram um crescimento de 8,70% ante maio, no acumulado a marca permanece na segunda posição, seu volume total é de 138.372, registrando um crescimento de 43,81% em relação ao ano anterior e caindo 25,87% quando comparado com o período pré pandemia. A montadora foi a segunda que mais conseguiu créditos na MP1175, foram R$60 milhões, o VW/Polo foi o líder no mês no ranking de modelos, mesmo assim a falta de vendas para as locadoras, fez a montadora suspender parcialmente a produção em suas unidades.
A GM fecha o trio do mês e permanece na segunda posição no acumulado, em junho a GM vendeu 27.126 veículos, crescendo apenas 3,46% ante o mês de maio, no acumulado a marca anota um crescimento de 28,56% ante 2022 e cai 32,90% na comparação com o período pré pandemia, a marca também anunciou paralisações parciais em sua produção.
Na linha Premium das nove marcas analisadas, cinco registraram quedas no mês de junho, no acumulado do ano a linha Premium registra um crescimento de 21,5% ante o ano de 2022 e cai 8,35% na comparação com o período pré pandemia.
A semana foi marcado pela notícia de mais uma montadora com instalação de fábrica no Brasil, a BYD que confirmou que vai assumir as instalações da Ford.
O mês também foi recheado de novos lançamentos, destaque para a nova pick-up RAM Rampage, a marca segue surpreendendo, suas vendas acumuladas são de 4.620 unidades e registram um crescimento de 335%.
Outro destaque que movimentou o setor foi o lançamento do importado 100% elétrico BYD Dolphim, o modelo foi lançado pelo preço de R$149.990.
Falando em novas energias, os dados parciais registram 610 vendas de veículos 100% elétricos, com a Volvo liderando com 167 unidades, a JAC em segundo com 96 e fecha o trio a BYD com 89 veículos elétricos, sendo 7 Dolphim.
Os modelos híbridos venderam em junho 5.414 unidades vendidas, a liderança é da Toyota com 1.571 unidades, seguida pela Chery com 1.019 e fecha o trio dos híbridos a GWM com 969 unidades vendidas, o detalhe da GWM é que seu faturamento é 100% feito pela montadora, assim como já é feito pela Volvo.
RANKING DE MODELOS DE AUTOS E LEVES – BRASIL
No ranking geral o VW/Polo foi o líder, vendendo 9.949 unidades, sendo 63,57% direcionados para o varejo, suas vendas registraram um crescimento de 30,29% em relação ao mês de maio, no acumulado do 1º semestre ela está na 3ª posição.
A segunda posição do mês ficou com a Fiat/Strada, o modelo vendeu 9.007 unidades, no acumulado do semestre o comercial leve segue na liderança e registra uma queda de 0,98% ante 2022.
Fecha o trio do ranking geral o GM/Onix com 8.261 unidades, sendo 66% direcionados para o varejo, suas vendas registraram um crescimento de 18,91% no mês e 30,31% no semestre.
VENDAS MODELOS CONTEMPLADOS COM MP1175
Os modelos contemplados pela MP1175 venderam 117.141 unidades, ressalto que nem todas as versões estão elegíveis aos descontos, na média as vendas dos modelos elegíveis aos descontos cresceram 19%.
Os modelos mais acessíveis e com os maiores descontos oferecidos pela MP1175, não foram os mais vendidos, mas destacam-se pelo crescimento nas vendas em relação ao mês anterior, o Fiat Mobi ficou com a 5ª posição no Geral e anotou um crescimento de 64,32% em relação ao mês anterior, o Renault/Kwid ficou com a 9ª posição e anotou um crescimento de 117,72%, sem dúvida nenhuma o preço impulsionou a venda dos dois modelos na modalidade varejo, lembrando que ambos tem forte participação nas vendas para o setor de locação.
Dos 34 modelos de automóveis e comerciais leves que estavam na lista até o dia 30 de junho, 12 registram quedas nas vendas em relação ao mês anterior, mesmo com os descontos, isso equivale a 35% dos modelos elegíveis.
A Fiat registrou um crescimento médio de 29,55% nos modelos que eram contemplados parcialmente pelos descontos, foram 7 modelos, apenas um registrou queda.
VENDAS MODELOS NÃO ELEGÍVEIS MP 1175
Na análise acima é possível perceber que em média os modelos não elegíveis aos descontos da MP1175 anotaram queda de 7,98%, dos 30 modelos mais vendidos 60% venderam menos que o mediano mês de maio, mais um sinal de alerta.
Outras análises serão publicadas durante a semana, desejo um mês de julho repleto de boas notícias.
Boa leitura.