A última semana do mês de junho foi marcada pelo arrefecimento dos descontos dados sob as regras do novo programa do governo. Entre os dias 13 e 21, as reduções médias haviam chegado a R$ 10.238, caso do Renault Kwid. Já no período de 21 a 28, a maior queda média de preços foi de R$ 9.563,00, no valor pago pelo Fiat Pulse. Os dados fazem parte do levantamento semanal, baseado nas Notas Fiscais emitidas em transações de compra e venda de veículos, pelo Instituto AAV, instituição criada pela plataforma de gestão de estoque e de vendas de veículos usados AutoAvaliar para extrair, avaliar e gerar insights relevantes de negócios.
De acordo com o estudo, o ranking de descontos também sofreu mudança significativa. Nas duas primeiras semanas (5 a 21 de junho), ocupava a primeira colocação de descontos o Renault Kwid, que caiu para a terceira colocação. Seu desconto médio, diminuiu 13,31%, passando de R$ 10.238,00 para R$ 8.875,00. Neste último levantamento, o vencedor foi o Fiat Pulse, que nem aparecia no pódio anterior. Na primeira semana da pesquisa, o desconto do modelo era de R$ 4.146 e passou para os atuais R$ 9.563,00.
Já o Peugeot 208 se manteve na segunda colocação e registrou um incremento de 8,5% no desconto dado, passando de R$ 8.706 para R$ 9.446,00 nos últimos sete dias. Outro modelo que chama a atenção por conta da maior redução de preço é o Hyundai HB 20, de R$ 6.936 para R$ 8.130, uma taxa 17,21% mais elevada. Esta tendência fez o carro sair da quinta para a quarta colocação. Saíram do ranking dos 10 maiores descontos o Caoa Chery Tiggo 5X, Fiat Strada e o VW Polo.
Geraldo Victorazzo, especialista no mercado de veículos do Instituto AAV e diretor executivo da AutoAvaliar, acredita que o comportamento dos preços evidencia que algumas questões estruturais que não foram consideradas com a devida profundidade no desenvolvimento do projeto estão aparecendo agora e produzindo essa estagnação e até retração na evolução da proposta. “A pouca clareza sobre quem ficaria com os incentivos provocou um represamento de vendas. Enquanto isso, acabou sendo gerado um mercado de especulação por parte das pessoas físicas que desejavam comprar barato”, afirma.
Primeira semana 5 a 13 de junho
Segunda semana 13 a 21 de junho
Terceira semana 21 a 28 de junho
Para a realização de seus estudos, o Instituto AAV aplica intensamente a Inteligência Artificial para extrair, avaliar e gerar insights relevantes de negócios junto à infraestrutura da plataforma AutoAvaliar, que está diretamente conectada e realizando negócios diariamente junto a mais de 4.200 concessionárias e 40 mil lojistas cadastrados. Um em cada 4 carros usados vendidos no Brasil passa pelos sistemas da empresa e, neste processo, ela é responsável pela avaliação de um carro a cada 30 segundos. Dos 10 maiores fabricantes de veículos do país, 8 trabalham com a AutoAvaliar. Além disso, das 12 principais locadoras, 10 são clientes da organização que se consolidou como o maior portal de repasse de carros da América Latina, com uma média de dois milhões de avaliações por ano e 180 mil transações entre revendedores, resultando em uma movimentação superior a R$ 6,5 bilhões.