As exportações de máquinas e equipamentos atingiram o equivalente a USD 132,4 milhões no primeiro semestre deste ano, superando as expectativas e registrando um aumento de 26% em relação aos 12 meses de 2022. O resultado foi divulgado pelo programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
Ao longo deste período, o BMS promoveu as empresas brasileiras dos setores de mineração, têxtil, máquinas-ferramenta, plástico, embalagens, agro e alimentício em 12 iniciativas diferentes, entre feiras e rodadas internacionais de negócios.
“No ano passado atingimos USD 104,8 milhões. Já nestes primeiros seis meses de 2023, foram realizadas negociações pontuais no montante de USD 33 milhões e estimam-se mais USD 99,4 milhões pós-eventos, como resultado da nossa agenda internacional”, contextualiza Patrícia Gomes, Diretora de Comércio Exterior e gestora do programa Brazil Machinery Solutions.
Foram realizadas seis feiras internacionais – IPPE (US), Colombiatex de Las Américas (CO), Expomin (CL), Interpack (DE), Nampo Show (ZA) e ITMA (IT) –, uma ação de prospecção durante a Iran Agrofood (IR), duas rodadas de negócios com compradores estrangeiros dos segmentos de mineração e agro – e três ações do Projeto Imagem – realizadas durante as feiras brasileiras Plástico Brasil, Agrishow e Expomafe – com a cobertura de jornalistas internacionais, que puderam testemunhar o potencial e a competitividade da indústria brasileira.
Fonte: Frota & Cia/Priscila Ferreira