Líder mundial em fabricação de materiais de fricção, a Fras-le, sempre atenta às necessidades do mercado, vem ampliando o portfólio de pastilhas da linha Ceramaxx, desenvolvidas com exclusiva formulação cerâmica de alta performance voltadas aos veículos premium de marcas como: BMW, Audi, Jaguar, Mercedes-Benz, Land Rover, Volvo, Volkswagen e Toyota, entre outras. “As pastilhas com material de fricção cerâmico trazem mais conforto aos ocupantes do veículo, pois, além dos chanfros, contam com placa antirruído multicamada e tecnologia Comfort+ para absorção máxima dos ruídos e vibrações”, afirma Guilherme Bonatto, consultor de marketing do produto da Fras-le.
As pastilhas Ceramaxx, que hoje abrangem 120 referências, possuem tecnologia Fras-le Clean+, que mantém as rodas limpas por mais tempo, portanto a formulação cerâmica Ceramaxx traz mais facilidade até na hora da lavagem do veículo.
Bonatto destaca ainda mais duas tecnologias utilizadas na linha Ceramaxx – Control+, que traz maior performance de frenagem com máxima estabilidade de atrito em diversas condições de temperatura, e Eco+, pastilhas livres de metais pesados, sem uso de substâncias tóxicas em sua composição. Conta ainda com plaqueta metálica com pintura eletrostática contra corrosão e placa antirruído com camada extra emborrachada.
Todo o portfólio da Fras-le pode ser encontrado na plataforma digital Auto Experts, que possui funcionalidade que permite encontrar as peças através de geolocalização, indicando os locais mais próximos em que o componente pesquisado está disponível. Basta acessar o link www.autoexperts.parts, clicar em “Onde Encontrar”, inserir o CEP ou a cidade, e a peça a ser pesquisada para receber relação de varejos mais próximos.
Pioneirismo da Fras-le – André Brezolin, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Fras-le, comenta que a Fras-le está sempre atenta às necessidades do mercado, por isso acompanha de perto os clientes e suas sugestões, bem como as tendências do mercado global. “Estamos sempre buscando diferenciais para os produtos. Há alguns anos, observando a tendência do mercado dos Estados Unidos, Japão e Coreia, na linha de montagem, das pastilhas cerâmicas em veículos com maior valor agregado, já começamos a pensar em inserir o material no mercado de reposição”, explica Brezolin.
Segundo o engenheiro, durante a evolução da indústria automobilística, entre as décadas de 70 e 90, algumas escolas de engenharia automotiva se destacaram no desenvolvimento de freios, a americana, similar à japonesa, e a europeia. “Cada uma com suas características, um carro europeu é mais voltado à performance, não se preocupa tanto com o ruído de freio, desgaste de pastilha e disco. Já o americano se preocupa mais com o conforto, o ruído de freio é próximo a zero, e com reduzida geração de pó nas rodas”, ressalta. Essas escolas demandaram o desenvolvimento de materiais e tecnologias diferentes, como os materiais metálicos e semimetálicos, que favorece a performance em altas temperaturas e privilegia o desempenho e durabilidade d as pastilhas, e cerâmico, que reduz a ocorrência de ruídos e a geração de pó nas rodas, privilegiando conforto e durabilidade de disco.
Para lançar a linha Ceramaxx, o engenheiro esclarece que a Fras-le estudou uma gama enorme de materiais e veículos, realizou inúmeros testes de campo, utilizou toda sua estrutura para avaliar várias plataformas veiculares diferentes que pudessem representar uma inúmera gama de veículos presentes no mercado.