Carros e caminhões zero quilômetro devem ter o alinhamento dos pneus verificado desde o primeiro quilômetro para evitar desgastes irregulares

Frotistas habituados com essa realidade já solicitam que seja verificado o alinhamento dos caminhões antes de colocá-los em serviço

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Quando retiramos um veículo novo da concessionária, seja ele um carro, uma van ou um caminhão, esperamos que ele seja entregue em perfeitas condições e pronto para uso, bastando apenas encher o tanque. Infelizmente, isso nem sempre acontece. É cada vez mais comum observar veículos de passeio e de carga sendo entregues com pneus desalinhados e descalibrados.

É claro que as concessionárias possuem um procedimento definido pelas montadoras, um check-list a ser acompanhado. Mas, nem todas seguem o procedimento à risca e nem todas as montadoras pedem para que os veículos tenham seu alinhamento verificado durante essa inspeção.

Por essa razão, não é raro ver veículos novos apresentando desgastes irregulares nos pneus por conta de desalinhamentos. E também não é comum um proprietário de um carro zero km pensar em alinhar o veículo assim que o retira da concessionária, deixando esse procedimento para ser realizado apenas na primeira revisão programada, o que ocorre somente por volta dos 10.000 km. Esse intervalo pode ser o suficiente para causar um desgaste irregular permanente nos pneus.

“Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga, entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança”, destaca Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Frotistas habituados com essa realidade normalmente já solicitam que seja verificado o alinhamento dos caminhões antes de colocá-los em serviço. Porém, isso é mais comum no caso de cavalos mecânicos e reboques.

Outro ponto importante é verificar a pressão dos pneus dos veículos novos. Algumas montadoras usam uma pressão mais alta nos pneus para armazenagem e transporte (chamada de shipping pressure) e que deveria ser ajustada antes da entrega do veículo novo. Pressões mais altas do que a recomendada podem causar desgastes irregulares nos pneus e tornar o veículo menos confortável e mais instável de dirigir.

Diversos modelos da Continental e da General Tire contam com o Indicador Visual de Alinhamento (VAI) que auxiliam na identificação precoce de desgastes irregulares. Pequenas lamelas, localizadas uma em frente à outra em diferentes pontos de cada um dos ombros do pneu, revelam qualquer diferença de desgaste, alertando para o alinhamento incorreto. Se, após os primeiros 1.000 quilômetros, o motorista verificar essas lamelas e constatar que as de um lado do pneu estão desgastadas, isso mostra que os dois lados do pneu estão expostos a um desgaste irregular e que um alinhamento das rodas é necessário.

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