Características e funcionamento das pastilhas EHnergy para veículos eletrificados da Fras-le

Tecnologia, denominada Electric+, possui material de atrito com formulação específica para atuar nas condições de frenagem exigidas pelos veículos híbridos e elétricos, os quais trabalham em condições de temperaturas menores do que os veículos a combustão.

/
4 minutos de leitura

Pioneira, a Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, atuando nos mercados nacional e internacional com presença em mais de 120 países, oferece pastilha de freio EHnergy, que possui tecnologia exclusiva Electric+, com elevada potência de frenagem para veículos elétricos e híbridos. “Nos carros eletrificados, o sistema de freio convencional trabalha menos porque o motor elétrico participa de boa parte da frenagem. Diferentemente, dos veículos a combustão, que, ao frear, atuam emtemperaturas, entre 100º e 250º, nos elétricos e hí bridos, o sistema de freio trabalha mais a frio, em temperatura ambiente até em torno de 70º. É por isso, que, na pastilha dos eletrificados, o ideal é ter um material de atrito com formulação específica para atuar nesta nova condição de temperatura, a frio, especialmente, na frenagem abrupta ou de emergência”, afirma André Brezolin, engenheiro de projetos da Fras-le.

Para explicar um pouco mais sobre as novas condições de trabalho das pastilhas dos eletrificados, Guilherme Bonatto, consultor de marketing de produtos da Fras-le complementa: “O sistema de freio dos veículos elétricos e híbridos é regenerativo. O motor participa da frenagem e reverte a energia cinética para elétrica e vai carregando a bateria”.

Segundo Brezolin, o freio regenerativo, efeito do motor elétrico, é presente em frenagens normais, em casos de frenagens inesperadas, a participação do motor elétrico é zero. Há uma grande sobrecarga no sistema de freio convencional e, para isto, o material de atrito deve ter performance muito boa em condições de temperaturas menores.

Além destas características exclusivas, a EHnergy também conta com outras tecnologias, presentes em outras linhas de pastilhas da Fras-le, como Comfort+, máximo controle de ruído e vibração para maior conforto. “Os elétricos e híbridos são mais silenciosos do que os carros a combustão, por isso, o ruído de freio é uma preocupação importante. O freio deve ser mais silencioso, pois se tem mais percepção do barulho. Assim, o material é menos propenso a gerar ruídos e a placa antirruído tem camada extra emborrachada e chanfro”, comenta. Já a tecnologia Control+ leva maior performance de frenagem com máxima estabilidade de atrito a quente e a frio, enquanto a Eco+ que permite pastilhas livres de metais pesados, sem uso de substâncias tóxicas em sua composição.

As pastilhas de freio Fras-le também contam com tecnologia anticorrosiva com pintura nanopaint, com nanopartículas à base de nióbio, que aumenta a resistência à corrosão e está alinhada com a maior vida útil das pastilhas nestes veículos.

Fras-le EHnergy apresenta portfólio para atender quase 90% dos modelos de veículos da categoria, entre eles, Volvo XC40 Recharge, 500E, Mini Cooper S E, Bolt, Tesla Model 3, Zoe, Fusion Hybrid, RAV4 Hybrid.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Vendas de pneus recuam 9,6% em julho

Próximo

MOTORES DO BRASIL - Ep. 13: Uma Conversa com a TAKAO

Pular para o conteúdo