Setor de automóveis e leves fecha agosto com queda de 8,74% em relação ao mês de julho, segundo melhor resultado do ano

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Por: Marcelo Cavalcante

As vendas de automóveis e comerciais leves encerra o mês de agosto com 196.864 veículos, esse número representa uma queda de 8,74% em relação ao mês de julho e um crescimento de 1,40%, quando comparado com o mesmo período de 2023.

O resultado do mês foi o segundo melhor do ano, mas não se engane que não entramos de uma hora para outra em um ciclo de crescimento, o mês contou com uma pequena ajuda do atacado, leia-se vendas para as locadoras.

As vendas no varejo caíram 13,92% em relação ao mês de julho, foram vendidos 98.078 unidades, fechando o mês com uma participação de 49,82%, o número não é um indicador ruim, principalmente por ser o mês da ressaca do plano de incentivo, onde muito compradores já haviam antecipado suas compras, mas conforme veremos adiante poucas marcas estão festejando as vendas do mês.

A modalidade de vendas diretas com grande participação das locadoras, salvou o mês de agosto, foram faturados diretamente das montadoras 98.786 veículos, fechando com uma participação de 50,18%, o volume caiu apenas 2,93% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano o varejo já vendeu 711.962 unidades e está registrando um crescimento de 9,97% em comparação com o ano anterior, sua participação caiu para 52,85%.

O atacado (vendas diretas) fechou o acumulado com 635.130 unidades, sua participação subiu para 47,15% e deve continuar subindo nos próximos meses, a tendência é o atacado fechar o ano com uma participação acima dos 48%.

As vendas diárias são um excelente indicador para que os concessionários e montadoras realinhem suas estratégias, o mês começou aquecido, depois tivemos uma curva acentuada de queda, o atacado acelerou a partir da 2ª quinzena e o varejo cresceu de forma consistente no 2º decêndio, você pode estar se perguntando, mas na minha loja não foi assim, por essa razão é importante avaliarmos o resultado por marcas. O baixo volume de emplacamentos no último dia do mês chama atenção, pode ser um indicador de falta de alguns modelos específicos ou mudança na estratégia de compras das locadoras.

As vendas acumuladas encerram agosto com 1.347.092 unidades, esse volume representa um crescimento de 10,90% em relação ao mês de agosto e uma queda de 21,31% quando comparamos com o período pré pandemia.

As projeções para o setor de automóveis e comercias leves permanecem em 2.040 milhões de unidades, 66% desse volume já foi realizado, estando dentro da média para os oito primeiros meses do ano.

VENDAS POR MARCAS

No comparativo acima é possível perceber que três marcas de volume que tiveram quedas entre 29% a 30% em relação ao mês de julho, essas mesmas montadoras também recuaram em relação as vendas realizadas no mesmo período do ano anterior, são elas Hyundai (-30,34%), VW (-30,80%) e Renault (-29,19%).

A liderança permanece com a Fiat, mesmo sem o auxílio do MP1175 a marca italiana fecha o mês de agosto com o seu melhor resultado no ano, foram vendidos em agosto 45.479 unidades, anotando um crescimento de 2,41% ante o mês de julho, sua carteira no mês foi concentrada 61,76% no atacado e 38,24% no varejo. No acumulado a marca já vendeu 296.772, abrindo uma vantagem de quase 88 mil veículos, ou seja mais que o volume total vendido pela Jeep. Entre as marcas de volume somente a Fiat e a Jeep anotam crescimento em relação ao período pré pandemia.

A segunda posição foi disputada o mês inteiro entre a GM e a VW, mas no final acabou ficando com a marca americana, foram vendidos 29.636 unidades, GM concentrou 51% de sua carteira no atacado, no acumulado ela retorna para a terceira posição, mas segue colada.

A Volkswagen ficou com a terceira posição, mas fechou o mês com uma queda de 30,80%, seu volume foi de 28.805 unidades, no acumulado ela retorna para a segunda posição.

As marcas Premium fecharam agosto com um crescimento de 6,89% em relação ao mês de julho, foram vendidos 4.033 unidades, o acumulado já totaliza 29.527 veículos e cresce 22,77% em relação ao mês anterior e recua 8,18% quando comparado com o período pré pandemia.

RANKING DE MODELOS

No gráfico acima é possível analisar o ranking mensal, com comparativo com o mês de julho, a participação por modalidade de vendas e as vendas acumuladas com o comparativo com o ano de 2022 e as participações por modalidade de vendas.

A Fiat Strada dominou o mês de agosto, abrindo mais de 4.500 veículos de vantagem, suas vendas no mês foram de 12.870 veículos e cresceram 23,90% em relação ao mês anterior. Sua carteira foi concentrada 77,56% no atacado. No acumulado a marca também lidera com 73.803 veículos, suas vendas acumuladas estão concentradas 71,66% no atacado (vendas diretas).

Outras análises serão feitas durante a semana.

Desejo a todos um ótimo mês de setembro e cabe lembrar que estamos no setembro amarelo, falar é a melhor solução.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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