“Práticas e processos adotados por empresa no interior de São Paulo agregam mais valor ao negócio e garantiram reconhecimento do órgão certificador”
A Ponto Car Centro Automotivo, em Americana interior de São Paulo, é reconhecida pelo atendimento diferenciado dado aos clientes. Do sistema de leva e traz, treinamento dos colaboradores até a adoção de um seguro empresarial para oferecer mais segurança aos veículos atendidos e ao estabelecimento, a oficina tornou-se uma referência na região e a mais nova certificada do Programa de Incentivo à Qualidade – PIQ, inciativa promovida pelo Sindirepa-SP, IQA e Sebrae-SP para aumentar a competitividade das empresas da reparação de veículos. “Desde o início procuramos sempre fazer o melhor para todos. Mantemos um ambiente sempre limpo e atendimento impecável, além de trabalhar com peças de origem e qualidade. Hoje, nossa proposta é atrair o público feminino para a oficina, inclusive, temos o prazer de ter uma mecânica em nossa equipe. Um tremendo diferencial”, conta o proprietário Michael Levinski Keller.
Há 4 anos, Keller mantém seu espírito otimista e inovador à frente da Ponto Car. Em 2020, mesmo em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, permaneceu com as portas da oficina aberta, ao adotar protocolos de segurança como distribuição de kit de álcool em gel e plastificação de câmbios e volantes, inscreveu-se no PIQ para aumentar a competividade da oficina, além de associar-se ao Sindirepa. “A motivação para associarmos ao Sindirepa foi a busca de informação e conhecimento. Tão importantes nos dias de hoje”.
Para garantir a certificação, a Ponto Car passou por uma avalição criteriosa da equipe de auditores do programa, que analisou todos os processos e procedimentos adotados na oficina, incluindo organização, instalações e formação da equipe. “Ao todo são avaliados mais de 130 itens desde a parte organizacional, qualificação da equipe, ferramentas, 5S, segurança e saúde ocupacional, áreas comercial e de vendas, emissão de notas, RH, layout, atendimento ao cliente e pós-vendas. São verificados todos os itens minuciosamente”, afirma o gerente de certificação automotiva, Sérgio Fabiano.
Concluída a avaliação, a Ponto Car recebeu um relatório do diagnóstico feito pela equipe do PIQ apontando sugestões para melhoria dos processos e aquisição da certificação. “Dessa maneira, agregamos mais valor para a nossa empresa no mercado automotivo e mais credibilidade dos nossos clientes. É um reconhecimento por tanto trabalho, esforço e estudo”, revela Keller.
“Os ganhos são na questão de melhoria de processos. Quando você implementa uma certificação você vai trabalhar com base em procedimentos e, com isso a empresa elimina os desperdícios, um problema da não qualidade. Os desperdícios podem ser de tempo, monetário, equipamentos que vão se perdendo sem controle. Os principais são tempo e dinheiro. Portanto, ao ser certificada, a empresa tem um melhor retorno financeiro porque passa a controlar melhor seus processos”, explica Sérgio Fabiano.
O Programa de Incentivo à Qualidade já certificou 60 empresas e, mesmo em um cenário de crise como enfrentando em 2020, muitas oficinas inscreveram-se para participar do programa. A adesão deverá ser no site do IQA. A oficina solicitante deve atender os pré-requisitos obrigatórios, como possuir alvará de funcionamento, caixa separadora de água e óleo e uma equipe de no mínimo cinco funcionários. “A Ponto Car, recém- certificada, hoje é uma oficina mecânica competitiva que agrega valor ao mercado de reparação, pelos serviços prestados e, sobretudo melhor gestão dos processos”, completa Sérgio Fabiano.
Sobre o PIQ
O Programa de Incentivo à Qualidade é uma iniciativa promovida pelo IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, Sindirepa-SP e Sebrae-SP com o objetivo de aumentar a competividade das empresas da reparação de veículos, por meio da qualificação e/ou certificada das oficinas mecânicas, com o apoio oficial da cadeia de valor do aftermarket, que reúne fabricantes de autopeças, de tintas e de equipamentos, montadoras de veículos, seguradoras, como Bradesco Seguros e Sul América Seguros e consultorias.